fbpx

Revelando Sebastião Saldado (2013)

POSTER Revelando Sebastiao SalgadoRevelando Sebastião Salgado é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e mais respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido por seu estilo único de fotografar.

O documentário, busca entender e revelar o universo e a personalidade do fotógrafo Sebastião Salgado, que saiu de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais e ganhou o mundo.

Economista de formação, Salgado começa sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, junto com sua mulher Lélia Wanick Salgado, funda a agência de fotografia Amazonas imagens, dedicada exclusivamente a seu trabalho.

O fio condutor é uma entrevista realizada em fevereiro de 2012, em Paris, onde o fotógrafo vive. Durante a conversa, foram abordadas questões como o início de sua carreira como fotógrafo, a importância do fotojornalismo – ele conta histórias de coberturas importantes, como a célebre foto do atentado ao Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan –, a mudança para Paris, a utilização do preto e branco como suporte preferencial, a escolha dos temas, a transição para o digital, e, finalmente, como é ser um dos principais fotógrafos do mundo. No estúdio do artista, foram registradas diversas etapas de seu processo criativo, desde o envolvimento com as pessoas retratadas até a imersão no universo a ser revelado.

O filme revela, ainda, a intimidade de “Tião” – como Sebastião Salgado é carinhosamente chamado pelos mais próximos – em casa, entre seus quadros e livros. Ele conta aspectos da rotina pessoal e de trabalho, bem como da vida em família, ao lado da esposa Lélia e do filho Rodrigo, artista plástico portador de Síndrome de Down.

Revelando Sebastião Salgado foi selecionado pelo Edital para Produção de Documentários para TV por Assinatura, uma parceria entre a RioFilme e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o Canal Brasil. O documentário foi produzido em associação com as produtoras Mapa Filmes e Raiz Forte.

Elenco

Sebastião Salgado
Juliano Salgado, Bacco Andrade

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Revelando Sebastião Saldado (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Betse de Paula
Roteiro: Betse de Paula e Juliano Salgado
Assistente de direção: Gabriela Lins e Silva
Produtora associada e Still: Vera de Paula
Produção executiva: Patrícia Chamon
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche, abc
Imagens: Jacques Cheuiche, abc; Juliano Salgado, Bacco Andrade e Betse de Paula
Arte: Flavio Soares
Montagem: Dominique Pâris
Som direto: Juliano Salgado
Edição de som: Virgínia Flores
Mixagem: Alexandre Jardim
Desenho de finalização: Dirceu Lustosa
Trilha Sonora Original: Naná Vasconcelos
Finalização: Tao Buriti e Mario Caillaux
Empresa Produtora: Aurora Cinematográfica
Produtores associados: Mapa Filmes e Raiz Forte
Coprodução: Rio Filme e Canal Brasil

Prêmios

:: Prêmio especial do Juri Oficial do 41º Festival de Cinema de Gramado em 2013.
:: Troféu Margarida de Prata – Prêmio de Comunicação CNBB para Cinema, Aparecida, SP em 2014.
:: Melhor Direção no ATLANTIDOC 7 – Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay, Atlántida, Dez. 2013.
:: Melhor Filme no 6° Festival de Filme Brasileiros de Londres, Maio de 2014, Londres.
:: Melhor Filme no 5º Cine Fest Brasil Buenos Aires, Junho de 2014, Buenos Aires.
:: Award of Merit in Film at Latin American & Films Studies Film Festival – LASA, Maio de 2014, Chicago, Illinois, USA.

Bibliografia

Livros:

FRANCQ, Isabella. Sebastião Salgado: da minha terra à terra. : Paralela, 2014.

Internet:

AURORA CINE. AURORA CINE
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/revelando-sebastiao-salgado/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Revelando Sebastião Saldado (2013)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.