fbpx

Ricardo Dias

Biografia

Diretor de documentários e curtas-metragens que estreou em longa com o premiado De passagem (2003), vencedor dos prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator coadjuvante e do prêmio da crítica no Festival de Gramado.

Paulista de 1968, formou-se em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Dirigiu seu primeiro curta em 1993, Derrube Jack. Em 1994, fez outro curta, Lumpet, e em 1999 dirigiu o média-metragem Um filme de Marcos Medeiros, que foi eleito o melhor documentário no Festival de Brasília e ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado.

Dirigiu programas para diversos canais de televisão, como TV Globo, TV Cultura, TV Escola e Canal Futura. Seu segundo longa, Os 12 trabalhos (2006), ganhou o terceiro prêmio Coral no Festival de Havana e o prêmio de melhor ator, para Sidney Santiago, no Festival do Rio.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

:: A vida secreta das estrelas (em produção)
2006 :: Os 12 Trabalhos
2003 :: De Passagem
1999 :: Um filme de Marcos Medeiros
1994 :: Lumpet
1993 :: Derrube Jack

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.