fbpx

Rildo Gonçalves (1930-2017)

Biografia

Rildo dos Santos Gonçalves, em arte conhecido como Rildo Gonçalves, foi um ator e advogado brasileiro nascido em Recife (PE) no dia 04 de abril de 1930.

De família pobre, não consegue concluir seus estudos, pois necessita trabalhar. Em São Paulo e com muita força de vontade, já adulto, formou-se em Filosofia e Direito, na PUC. Ainda em sua terra natal, canta em igrejas e emissoras de rádio.

Estreou como ator em Natal, RN. No início dos anos 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro para apresentar-se no Conservatório Nacional de Teatro e entrou para o Teatro do Estudante, de Paschoal Carlos Magno.

Estreou no cinema em 1958 no filme Massagista de Madame.

Participou de inúmeras peças teatrais e centenas de teleteatros nas TVs Rio, Continental e Tupi.

No início dos anos 1960, transferiu-se para a TV Tupi de São Paulo, na qual viu sua carreira deslanchar. Estreou em Alma Cigana, em 1964, como Diego, o cigano; Os Rebeldes (1967), Simplesmente Maria (1970), O Profeta (1977) e Como Salvar meu Casamento (1979).

Nos anos 1970, dirigiu a Divisão de Teleteatro da Rede Tupi e apoiou os colegas pelas reivindicações e reclamações, junto à emissora, principalmente no que diz respeito a sucessivos atrasos salariais. Com isso é afastado da emissora.

Resolveu então abandonar a carreira artística e passa a assumir sua profissão de advogado criminalista de sucesso. Sua voz, sua inteligência, seu poder cênico, fazem dele um defensor ímpar.

Em 1998, retornou para participar da novela Pérola Negra, como Carlos Pacheco Oliveira, pelo SBT.

Em 2017, Rildo Gonçalves faleceu vítima de um AVC, aos 87 anos de idade.

Filmografia

1979 – Bachianas Brasileias: meu Nome É Villa-Lobos (Brasil/Alemanha)
1971 – Os Amores de um Cafona
1969 – Uma Pistola para Djeca
1967 – A Desforra
1962 – As Testemunhas não Condenam
1959 – Pistoleiro Bossa Nova
1958 – Massagista de Madame

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br//

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.