fbpx

Rita Cléos (1931-1988)

Rita Shadrack Correa, em arte conhecida como Rita Cléos, foi uma atriz e dubladora brasileira nascida em Blumenau (SC) no dia 29 de setembro de 1931.

Começou sua carreira artística atuando em pequenos grupos de teatro amador. Filha de imigrantes alemães, em 1939, mudou-se com a família para a Alemanha, um mês antes de ser deflagrada a Segunda Guerra Mundial. Sem conseguir voltar para fugir do conflito e do domínio nazista, sua família passou grandes dificuldades diante do horror da guerra. Lá permaneceu até 1947, onde também representou, com os elencos dos colégios que frequentou. De volta ao Brasil, fixou residencia em São Paulo, passando a cursar a Escola de Arte Dramática.

Iniciou sua carreira artística no cinema como figurante no filme Esquina da Ilusão, produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1953.

No teatro, também atuou com frequencia nas Companhias de Jaime Barcellos/Jackson de Souza, Barbosa Lessa, Nicete Bruno e Sérgio Cardoso/Nydia Licia.

Em 1962, foi para a TV Tupi e estreia no especial Prelúdio, a Vida de Chopin solidificando sua carreira nas novelas A Gata (1964), Quem Casa com Maria (1964), O Cara Suja (1965), um grande momento, no papel de Iara, ao lado de Sérgio Cardoso, todas pela TV Tupi, depois Redenção (1968) e Sangue do meu Sangue (1969), estas duas últimas pela TV Excelsior.

Rita Cléos desenvolveu também sólida carreira de dubladora, sendo seu maior sucesso a personagem Samantha no seriado A Feiticeira (Bewitched), depois Perdidos no Espaço, Os Colonizadores, Semeadores do Universo, etc.

Em 1982, fez sua última participação na televisão, no telerromance Maria Stuart, pela TV Cultura de São Paulo.

Faleceu de forma trágica, em 21 de maio de 1988, aos 56 anos, assassinada em seu apartamento em Curitiba (PR), em circunstâncias não esclarecidas até hoje.

Filmografia

1981 :: A Noite das Depravadas
1980 :: Diário de uma Prostituta
1958 :: Macumba na Alta
1954 :: É Proibido Beijar
1953 :: Família Lero-Lero
1953 :: Esquina da Ilusão

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rita Cléos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rita-cleos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.