fbpx

Roberto Burura

Biografia

Roberto Gomes de Souza Filho, em arte mais conhecido como Roberto Burura, é um diretor de fotografia, professor, Fotógrafo, produtor e diretor de rádio, TV e Cinema brasileiro nascido em Vitória (ES) em 29 de junho de 1964. Formado em Comunicação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Fotografia no El Camino College, Los Angeles, nos Estados Unidos, com especialização em cinema e vídeo na UCLA, é professor da UFES nas áreas de cinema, produção de TV e fotografia além de dirigir emissoras de rádio e fotografar catálogos de moda e campanhas publicitárias.

Trabalhou como assistente de fotografia em Los Angeles e fotografa grandes nomes da música americana para revistas e fanzines.

Sua filmografia é basicamente em curtas-metragens onde produz e fotografa os curtas Escolhas, de Ana Cristina Murta e Observador, de Alexandre Serafini; e fotografa Pour Elise, de Erly Vieira Jr.. Na área de vídeo, fotografa comerciais, documentários institucionais e produz e dirige vários DVDs musicais.

Atualmente, é o coordenador artístico da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo, onde dirige os Programas Em Movimento e Conexão Geral.

Filmografia

2003-Escolhas (CM)
2004-Pour Elise (CM)
2005-Observador (CM)
2008-Memórias (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.