fbpx

Roberto Darze

Biografia

FOTO Roberto DarzeRoberto Darze é um empresário brasileiro nascido no Rio de Janeiro no ano de 1937. É proprietário do Circuito Star do Rio de Janeiro, com o total de cerca de 25 salas, e durante muitos anos presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, sempre teve uma atuante participação política.

Formado em direito pela Universidade Gama Filho, em 1977, com curso de administração de empresa na Fundação Getúlio Vargas (FGV), chegou a administrar 63 salas na cidade do Rio, no ano de 1980. Seu conjunto de salas cresceu por volta de 1976, quando comprou de uma só vez 17 salas do Circuito Bruni, hoje já desativadas.

Começou no ramo da exibição aos 16 anos, ajudando a família a cuidar de um cinema em Pilares. Comprou seu primeiro cinema, o Cine Coelho Neto, em 1954, e em seguida adquiriu o Cine Todos os Santos, onde até hoje funcionam os escritórios do grupo Darze. Atuando principalmente na Zona Norte do Rio, comprou logo depois o Cine Primavera, em Del Castilho, e o Cine Regência, em Cascadura.

Em 1987, abriu seu primeiro cinema em shopping, no Star Rio Shopping, em Jacarepaguá. Hoje, as 23 salas de seu circuito estão distribuídas entre Rio de Janeiro, Niterói, Belford Roxo e Recife, a maioria dentro de shoppings e, para 2006, está prevista a abertura de 4 novas salas em Cabo Frio. Trabalha sempre assessorado por seu filho, Miguel Darze, que é superintendente do grupo e responsável pela programação das salas e pelas reformas dos cinemas da empresa.

Bibliografia

Internet:

CINESTAR. http://cinemastar.com.br/ipanema/htm/2.htm

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.