fbpx

Roberto Gervitz

Biografia

Roberto Gervitz é um cineasta brasileiro.

Diretor e roteirista, formado em ciências sociais pela USP, ingressou no cinema em meados da década de 1970, realizando naquele período trabalhos de forte cunho político: dirigiu, entre outros, os documentários Greve geral (1976), A história dos ganha-pouco (1977), e codirigiu, com Sérgio Toledo, Braços cruzados, máquinas paradas (1979).

Naquele período, trabalhou como editor de som, diretor de dublagem e montador em diversas produções. Em sua formação cinematográfica, estão incluídos um workshop com Gabriel Garcia Márquez, na Escuela Internacional de Cinema y Vídeo (Cuba – 1989), e um estudo sobre cinema documental realizado em Paris, no Centro Georges Pompidou e na Cinemateca Francesa. Em 1986, roteirizou e dirigiu Feliz ano velho, filme que abarcou diversos prêmios no Festival de Gramado de 1988 – incluindo o prêmio especial do júri, melhor filme segundo o júri popular e melhor roteiro –, e que também foi premiado no Festival de Havana. Em 1990, dirigiu a segunda unidade de Brincando nos campos do Senhor de Hector Babenco e começou a desenvolver o roteiro do longa-metragem Jogo subterrâneo, baseado no conto Manuscrito encontrado em um bolso de Júlio Cortazar. Em 1991, foi convidado para desenvolver o projeto da série Gente que faz, tendo dirigido, entre 1992 e 1995, 85 dos seus 150 episódios. Em 1998, retomou o roteiro de Jogo subterrâneo, escrito ao lado de Jorge Durán. Produzido por Francisco Ramalho Jr., o longa foi rodado em 2003 e lançado em 2005. Com Felipe Camargo como protagonista, o filme participou de festivais nacionais e internacionais ganhando vários prêmios, entre eles melhor direção no Cinema Novo International Film Festival, na Bélgica; melhor música e melhor montagem no Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano, em Cuba; e o Prêmio Especial do Júri do Festival de Palm Springs, nos EUA. Ainda em 2005, dirigiu quatro dos 10 episódios da série Carandiru – outras histórias, produzida pela Rede Globo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::]

2015 :: Prova de Coragem
2005 :: Jogo Subterrâneo
1988 :: Feliz Ano Velho
1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas
1977 :: A história dos ganha-pouco
1976 :: Greve geral

:: Filmografia como Roteirista ::

2015 :: Prova de Coragem
2005 :: Jogo Subterrâneo
1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

:: Filmografia como Produtor Executivo ::

1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

:: Filmografia como Montador ::

1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

:: Filmografia como Direção de Som ::

1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

DURÁN, Jorge; GERVITZ, Roberto. Jogo Subterrâneo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, .

GERVITZ, Roberto; MOCARZEL, Evaldo. Roberto Gervitz: brincando de Deus. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Roberto Gervitz

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.