fbpx

Rocinha Brasil 77 (1977)

Sinopse

Investigação sobre os hábitos e qualidade de vida da maior favela da América Latina. O filme mostra, através de uma caminhada pela região, com o recurso travelling (de câmera em movimento), a configuração dos espaços comuns da favela carioca. Enquanto isso, ouve-se em off reflexões de moradores, sobre questões do dia a dia da comunidade. O documentário colhe depoimentos de moradores discutindo a ameaça de remoção de seus habitantes, a localização das moradias, e a preferência pela Rocinha em detrimento de outros lugares mais distantes dos locais trabalho.

Dirigido por Sérgio Péo, o filme foi exibido em circuito nacional. Em 1977, ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival Brasileiro de Curta Metragem JB/Mesbla e Melhor filme na Jornada de Curta-Metragem de Salvador (BA).

Em 1979, recebeu o Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e a Menção Honrosa no Festival de Oberhausen. Em 1980, ganhou ainda o Prêmio ONU – Movimento Anti-Apartheid.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Rocinha Brasil 77 (1977) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sérgio Péo

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rocinha Brasil 77. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rocinha-brasil-77/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.