fbpx

Rodolfo Neder

Biografia

Rodolfo Felipe Neder, em arte mais conhecido como Rodolfo Neder, é um cineasta e diretor de fotografia nascido no município de Santa Fé, na Argentina, em 02 de novembro de 1938. Entrou para a Faculdade de Direito, mas abandona para estudar Cinema com grandes mestres no Instituto de Cine da Universidade Nacional Del Libro. E chefe do Laboratório do Instituto de Cinema e professor da Escola de Cinema e também é programador musical da Rádio da Universidade Del Litoral em Santa Fé. É naturalizado brasileiro.

Realizou vários curtas metragens como Terra Ara Niños e Los 40 Quadros. Chega ao Brasil em 1961, aterrissando no Rio de Janeiro e logo se integra a turma de humoristas do Rio, em especial Millor Fernandes, seu amigo até hoje.

Em terras brasileiras, começa a trabalhar como documentarista, viajando por isso, de norte a sul.

Seu primeiro filme é o documentário curto Amador Bueno, o Paulista Que Não Quis Ser Rei, produção de Moysés Weltman e direção de Sanin Cherques. Normalmente esses documentários eram exibidos no cinema como complemento de programação. Seu primeiro longa como fotógrafo é Crime de Amor (1965), direção de Rex Endsleigh. A partir dos anos 1970, já em São Paulo, dedica-se a publicidade, como Diretor do Departamento de Rádio e TV e depois de agências como Alcântara Machado, Salles, etc.

Realizou mais de 900 comerciais. Atualmente produz cartões para o UOL.

Filmografia

Filmografia: 1963- Amador Bueno, o Paulista Que Não Quis Ser Rei (CM); Anchieta (CM); Batalha dos Guararapes (CM); Hans Staden (CM); Maurício de Nassau (CM); Mina de Prata (CM); Zumbi dos Palmares (CM); 1964-Chico Rei (CM); 1965-Crime de Amor; Entre o Amor e o Cangaço; 1966-A Linguagem do Teatro (CM) (cofot. José Rosa); Rio, Verão & Amor; Essa Gatinha é Minha; 1968-A Virgem Prometida; 1969-A Última Ceia Segundo Ziraldo (CM) (dir.,
fot.); 1970-Forças e Seus Defeitos (CM) (dir., fot.); 1973-Folia (CM) (dir.); Museu Histórico Nacional (CM) (dir., fot.); 1974-São Luis (CM).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.