fbpx

Rodrigo Teixeira

Biografia

FOTO Rodrigo TeixeiraRodrigo Teixeira é um produtor brasileiro. Um dos mais proeminentes produtores brasileiros da atualidade, é fundador da RT Features, empresa baseada em São Paulo.

Iniciou na produção audiovisual desenvolvendo um projeto que deveria ser uma série televisiva com histórias diversas que teriam o futebol brasileiro como tema. Para levantar o projeto, acabou decidindo focar no mercado editorial, adaptando-o para uma coleção de uma dezena de livros com o tema, cada um deles escrito por um dos grandes escritores brasileiros convidados. Daí estabeleceu um contato profundo e produtivo com os principais escritores do país e que acabou rendendo-lhe diferentes projetos no futuro.

Desta experiência, acabou se envolvendo no desenvolvimento, junto do produtor Francisco Ramalho Jr., do longa O Casamento de Romeu e Julieta (2005), dirigido por Bruno Barreto.

Em seguida, entre seus principais trabalhos, destacam-se O Cheiro do Ralo (2006), de Heitor Dhalia, baseado no livro de Lourenço Mutarelli; Natimorto (2009), de Paulo Machline, inspirado em outro romance de Mutarelli; e B1 – Tenório em Pequim (2009), documentário de Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura; Tim Maia – O Filme; Alemão e O Animal Cordial.

Em 2011, produziu O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz, selecionado para a Quinzena do Realizadores do Festival de Cannes, inspirado pela canção Olhos nos olhos, de Chico Buarque; e Heleno – O Príncipe Maldito, de José Henrique Fonseca, cinebiografia do jogador de futebol Heleno de Freitas.

No mercado internacional, Rodrigo produziu premiados filmes como Frances Ha (2012), de Noah Baumbach; Love e The Whitch (A Bruxa) (2015), de Robert Eggers; Call me By Your Name (Me Chame Pelo Seu Nome)), dirigido por Lucca Guadagnino; entre outros, com grande sucesso de crítica e público.

Com o desejo de apoiar filmes de novos diretores do cinema mundial, fundou o selo Sikelia Productions, em 2013, uma joint venture em sociedade com Martin Scorsese.

Desde 2016, é integrante da Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com a produção de Call me By Your Name (Me Chame Pelo Seu Nome) foi indicado ao Globo de Ouro e disputou quatro estatuetas no Oscar 2018, tendo arrebatado a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

Em 2018, o produtor emplacou três filmes indicados ao Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema independente americano, além de Call me By Your Name, foram indicados Patti Cake$ e Ciganos da Ciambra, exibido no Festival de Cannes em 2017, foi o primeiro filme produzido pela parceria de Rodrigo Teixeira com o diretor Martin Scorsese por meio da Sikelia Productions, selo que financia filmes de cineastas emergentes em todo o mundo.

No Festival de Cannes 2019, teve três de seus filmes selecionados, incluindo A Vida Invisível, de Karim Aïnouz; The Lighthouse (O Farol), do diretor Robert Eggers, estrelado por Robert Pattinson e Willem Dafoe; e Port Authority, de Danielle Lessovitz. Em 2019, ainda envolveu-se na produção do thriller de ficção científica Ad Astra, de James Gray, estrelado Brad Pitt e Tommy Lee Jones.

Filmografia

:: Filmografia como Produtor ::

2020 :: Alemão 2 (Em Finalização)
2019 :: Wasp Network
2019 :: Ad Astra
2019 :: The Lighthouse (O Farol)
2019 :: A Vida Invisível
2017 :: Call Me By Your Name (Me chame pelo meu nome)
2017 :: Patti Cake$
2017 :: A Ciambra (Ciganos da Ciambra)
2017 :: O Animal Cordial
2017 :: Skate Kitchen
2016 :: Indignation (Indignação)
2016 :: El Auge del Humano (O Auge do Humano)
2016 :: O Filho Eterno
2016 :: Severina
2016 :: O Silêncio do Céu
2015 :: The Witch (A Bruxa)
2015 :: Mistress America
2014 :: Tim Maia – O Filme
2014 :: Alemão
2014 :: Quando eu era vivo
2013 :: Frances Ha
2012 :: Vale dos Esquecidos
2012 :: O Gorila
2012 :: Feijoada Completa (CM)
2011 :: O Abismo Prateado
2011 :: Heleno – O Príncipe Maldito
2011 :: Natimorto
2010 :: B1 – Tenório em Pequim
2006 :: O Cheiro do Ralo

Bibliografia

Internet:

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Disponível no endereço: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2016/03/03/internas_viver,630270/filme-a-bruxa-explora-as-diferentes-formas-do-medo.shtml
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rodrigo Teixeira. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rodrigo-teixeira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Rodrigo Teixeira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.