fbpx

Rogério Noel (1952-1974)

Biografia

Rogério Noel é um diretor de fotografia nascido em Natal (RN) em 1952. Brilhante fotógrafo, considerado o mais artístico iluminador do cinema brasileiro.

Radicado no Rio de Janeiro, inicia sua carreira ainda adolescente como segundo assistente de câmera de Dib Lutfi no filme As Duas Faces da Moeda (1969), de Domingos Oliveira. É Simonal (1970), Juliana do Amor Perdido (1970), Azyllo Muito Louco 91971), também assessora Dib em dezenas de curtas. Seu primeiro filme é o curta Som e Forma (1970), de Joaquim Assis, em que é assistente de direção e diretor de fotografia o, em parceria com outros profissionais. Mostra seu talento no longa A Culpa (1971), de Domingos de Oliveira, num filme difícil, com tomadas demoradas, pelo qual recebe o prêmio INC e Coruja de Ouro como melhor fotógrafo em cor. Seu último filme é Uirá. Um Índio em Busca de Deus (1974), de Gustavo Dahl, uma coprodução Brasil/Itália.

Morreu precocemente, em 1974, aos 22 anos de idade.

Filmografia

Filmografia: 1970-Som e Forma (CM) (cofot. Juarez Dagoberto da Costa, Dib Lutfi e Joaquim Assis; 1971-Mãos Vazias; A Culpa; O Clube do Risca-Faca (CM) (cofot. José Antonio Ventura); 1971/82-O Rei da Vela.(cofot. Carlos Ebert, Pedro Farkas, Adilson Ruiz e Jorge Bouquet); 1972-As Pedras do Sol (CM) (cofot. Julio Romiti); Esporte no Pais de Futebol (MM); Rugas (CM); Sereno Desespero (CM); Um Mundo Novo (CM) (cofot. João Carlos Horta); 1974-Uirá, Um Índio em Busca de Deus (Brasil/Itália).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.