fbpx

Rolando Boldrin

Biografia

FOTO Rolando Boldrin 03Rolando Boldrin é um ator, músico, compositor e, entre outras atividades artísticas, apresentador de televisão brasileiro nascido na cidade de São Joaquim da Barra (SP) no dia 22 de outubro de 1936.

Boldrin nasceu na pequena cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Desde pequeno, aos sete anos, já tocava a viola e começou, em 1948, já uma empreitada musical junto com seu irmão, Leili, aos 12 anos de idade, formando a dupla Boy e Formiga que era bem sucedida na rádio do município de Guaira. Devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin mudou-se sozinho, aos dezesseis anos, para a capital São Paulo de carona em um caminhão. Lá, antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e até ajudante de farmacêutico. Aos 18 anos, serviu o exército em Quitaúna e, nos anos que seguiram, dedicou-se à atividade musical, afinal sempre quis ser cantor, tocar violão e contar causos.

Em 1958, assinou seu primeiro contrato como radioator, nas Emissoras Associadas, e também na televisão, sendo sua estreia na novela Os Miseráveis. Assim, Boldrin debutou em 1960 como um participante do disco de sua futura esposa, que tornou-se sua produtora na época, Lurdinha Pereira. Lançou seu primeiro disco solo, pela Continental, O Cantadô, em 1974.

Mas ele também havia tido uma grande experiência como ator de teleteatros da TV Tupi, entre o final da década de 50 e começo da de 60, ao lado de vários nomes como Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros. O livro A TV antes do VT: Teleteatro Ao Vivo na TV Tupi de São Paulo (1950-1960) mostra várias passagens do ator na emissora, em fotos registradas das gravações dos programas da TV Tupi antes da sua implantação do videoteipe, em 1959 e 1960.

Em 1966, estreou no teatro, no TBC, na peça Os Inimigos, de Máximo Gorki, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa.

Com pinta de galã, não demora a começar fazer sucesso em novelas importantes como Alma Cigana (1964), O Direito de Nascer (1966), Algemas de Ouro (1969), Mulheres de Areia (1973), O Profeta (1977), etc. Entre as décadas de 1960 e 1980, atuou em diversas novelas das TVs Record, Tupi e Bandeirantes. Aproximadamente 30 novelas.

Estreou no cinema em 1978, no filme Doramundo, de João Batista de Andrade, como o maquinista Pereira, pelo qual recebe o prêmio APCA de melhor ator.

Com o fechamento da Tupi, vai para a TV Bandeirantes e atua em Pé de Vento (1980), Cavalo Amarelo (1980) e Os Imigrantes (1981).

FOTO Rolando Boldrin 04Aproveitando o espaço na televisão, Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira. Em agosto de 1981, estreou o programa Som Brasil, na TV Globo, com o objetivo de divulgar a música brasileira de inspiração regional. Rolando Boldrin contava causos, dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular brasileira, apresentando cantores e cantoras desconhecidos de todo o Brasil, tocando violão cantando e contando causos, um sucesso absoluto, ficando vários anos no ar. Boldrin deixou o programa em 1984. Mas levou a ideia a outros dois programas apresentados por ele, também na década de 1980: Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT).

Em 2005 a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, por meio da Coleção Aplauso, lançou sua biografia, Rolando Boldrin: palco Brasil, de autoria de Leda de Abreu.

Escreveu os livros Empório Brasil (1987), Contando Causos (2005), Proseando Causos do Brasil (2005), Caderno de Músicas – Vamos Tirar o Brasil da Gaveta (2006) e História de Amar o Brasil – 50 Anos de Carreira (2007).

Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no carnaval de São Paulo com o enredo Vamos tirar o Brasil da gaveta. O seu empenho em ressaltar a cultura nacional foi um dos pontos centrais do desfile.

Apresentou, a partir de 2007, também o programa Sr. Brasil, pela Rede Cultura de São Paulo, reconquistando o sucesso de outrora. É um grande artista brasileiro, dos poucos que cultivam e preservam nossas raízes, nossa música, nossa gente, por isso, merece nosso aplauso.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2017 :: O Filme da Minha Vida
1999 :: O Tronco
1985 :: Ele, o Boto
1976 :: Doramundo

Publicações

BOLDRIN, Rolando. Caderno de Músicas: Vamos Tirar o Brasil da Gaveta. São Paulo: Irmãos Vitale, 2006.
______. Contando causos. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
______. Empório Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1987.
______. História de Amar o Brasil: 50 anos de Carreira Artística. São Paulo: Do Autor, 2007.
______. História de Contar o Brasil: um Carroção de Causos de Rolando Boldrin. São Paulo: Nova Alexandria, 2012.
______. Proseando causos do Brasil. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.

Bibliografia

Livros:

ABREU, Ieda de. Rolando Boldrin: palco Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
ALVES, Vida. Televisão Brasileira: o Primeiro Beijo e Outras Curiosidades. São Paulo: Editora In House, 2014.
MATTOS, Raymundo Lessa de. A TV antes do VT: Teleteatro Ao Vivo na TV Tupi de São Paulo (1950-1960). São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2011.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rolando Boldrin. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rolando-boldrin/
ROLANDO BOLDRIN – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://www.rolandoboldrin.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Rolando Boldrin

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.