fbpx

Rômulo Arantes (1957-2000)

Biografia

Rômulo Arantes foi um ator, desportista e empresário brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 12 de junho de 1957. Formou-se em administração de empresas em Indiana, EUA, mas nunca exerceu a profissão.

Começa a nadar com oito anos de idade. Especialista em estilo costas, participou da final de três Olimpíadas, entre elas a de Montreal, em 1976. Sua melhor colocação foi um quinto lugar em Munique. Foi primeiro lugar no Campeonato Mundial Estudantil de 1977 e campeão nove vezes consecutivas na Copa Latina. Depois ganhou medalha de prata no Pan de Porto Rico em 1979, bicampeão mundial universitário, em 1981 foi o campeão mundial de cem metros em nado costas, no Japão. Ao todo, ganhou 2 mil medalhas e 400 troféus.

Em 1981, o autor Gilberto Braga o convidou para assessorá-lo na novela Brilhante, que teria um nadador entre os personagens. Mas a produção da Globo descobriu que ele havia feito um curso de interpretação na Universidade de Indiana (EUA), onde viveu por dez anos. Graças ao curso, Rômulo ganhou o papel. Resolveu então investir na carreira de ator e participou de outras novelas como Sassaricando (1987), Perigosas Peruas (1993), Quatro por Quatro (1995) e Vira Lata (1995), todas pela TV Globo. Na Manchete, em 1997, faz Mandacaru e Xica da Silva. Sua última novela foi Estrela de Fogo, em 1998 pela TV Record.

Em 1999, ainda participou do episódio Um Lance Maior, de Você Decide. Com o sucesso, em 1995, lançou-se também como cantor. Com os amigos de TV Kadu Moliterno e Marcelo Serrado, criou o grupo Os três Mosqueteiros.

Estreou no cinema em 1984, no filme americano rodado no Rio Blame It on Rio, de Stanley Donen.

Empreendedor, monta uma casa noturna, em Niterói, RJ, com três restaurantes, bar, pista de dança, dois amplos camarins e um palco digno dos melhores teatros, numa área de 1 mil m².

Morreu tragicamente em 10 de junho de 2000, aos 42 anos de idade, vítima de acidente aéreo, quando o monomotor que estava caiu em Maripá de Minas, MG.

Casado com Valéria Gianini, tinha dois filhos, Choede e Rômulo Arantes Neto.

Filmografia

1987 :: Leila Diniz
1986 :: Hell Hunters (EUA/Alemanha)
1985 :: Patriamada
1984 :: Blame It on Rio (Feitiço do Rio) (EUA)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.