fbpx

Rosa Berardo

Biografia

Rosa Maria Berardo, em arte conhecido como Rosa Berardo, é uma professora, cineasta, jornalista e diretora de fotografia nascida em Monte Aprazível (SP) no dia 18 de dezembro de 1961. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás em 1985. Fez Mestrado em Artes pela USP em 1990; mestrado em Cinema et Audiovisuel – Université de Paris III, na Sorbonne-Nouvelle, em 1993. Tem Doutorado em Cinema et Audiovisuel – Université de Paris III, também na Sorbonne-Nouvelle no ano de 2000. Possui pós-doutorado pela Université Du Québec à Montreal.

Em 1990, iniciou o projeto de ensino de vídeo nas aldeias Kamaiura e Iawalapiti junto com Ianacula Kamaiura e juntos realizam o primeiro vídeo do projeto, sobre a fabricaçãoo da cerâmica Waura. O projeto tem com objetivo realizar uma série de vídeos, dirigidos e roteirizados pelos índios do Xingu sobre sua cultura, mas não pode prosseguir por falta de financiamento. Nesse mesmo ano dirigiu seu primeiro curta, André Louco, na bitola 35mm. Em 1998, realizou um vídeo-documentário-educativo sobre o Pantanal matogrossense. Em 2000, realiza o vídeo Xingu.com.br, em que utiliza a internet para mostrar a aculturação e dizimação indígena no Brasil.

Em 2002, Rosa Berardo cria a primeira escola de cinema do Estado de Goiás, que chamada Skopos.

Em julho de 2007, Rosa Berardo foi homenageada com a mais alta condecoração do Estado de Goiás na área de cultura: a Comenda Anhanguera, entregue pelas mãos do governador do Estado, Alcides Rodrigues, na cidade de Goiás.

Em 2008, organizou, junto a Embaixada do Canadá e do Ministério da Cultura, a vinda de Manon Barbeau e dois cineastas indígenas do Canadá ao Brasil, para visita ao Parque Nacional do Xingu.

Professora, cineasta, jornalista e fotógrafa, Rosa Berardo viajou por vários países do mundo, desde a Ásia à Antártida e fotografa ainda regiões como a Amazônia, Pantanal e o folclore no Centro Oeste Brasileiro. Atualmente é professora Associada 1 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de audiovisual, cinema e fotografia, com ênfase em linguagem cinematográfica, análise fílmica e representação da alteridade, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, cinema e educação, cultura indígena e negra, práticas cinematográficas e estudos culturais.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora de Fotografia::

2010 :: Matisse (MM)
2010 :: Técnicas de Preparação de Telas (MM)
2010 :: Pinturas Abstratas (MM)
2009 :: Romaria do Vão do Moleque (CM)
2008 :: Abá (MM)
2008 :: Hip-Hop em Goiás
2007 :: A Religiosidade e a Construção da Identidade em Goiás (MM)
2007 :: Cerrado: Quanto Custa (CM)
2007 :: Hibridações Culturais nas Religiões Afro-Brasileiras (MM)
2006 :: Entre Afeições e Afetos (MM)
2000 :: Xingu.com.br

:: Filmografia como Diretora ::

1990 :: André Louco

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.