fbpx

Rosa Miranda

Biografia

Rosa Miranda é uma cineasta, professora, curadora e coordenadora, de mostras e cineclubes, brasileira. É licenciada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo a primeira mulher negra formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual no Brasil.

Como arte-educadora atua desde 2012 tendo ampla experiência com o público infanto-juvenil. Como cineasta realizou mais de 17 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra como: palestras, debates, mesas, cursos de formação, oficinas de cinema negro em diversos estados do Brasil. Ministrou aulas sobre história do cinema negro brasileiro, como professora convidada em diversos cursos de graduação e eventos em instituições de Ensino Superior.

Atualmente, faz curadoria em cineclubes, mostras e eventos de cinema negro; sendo curadora e produtora do Cineclube Atlântico Negro. Além disso, está captando recursos para uma série documental, pré-produzindo um curta-metragem, administrando o Coletivo Kbça D’ Nêga – do qual é fundadora e idealizadora.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rosa Miranda. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rosa-miranda/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.