fbpx

Rosa Morena (2010)

Sinopse

Após uma tentativa frustrada de adotar uma criança em sua terra natal, Thomas (Anders W. Berthelsen), um arquiteto dinamarquês bem-sucedido de 42 anos, segue para o Brasil na esperança de realizar o sonho de ser pai. Já em São Paulo, Thomas reencontra Jacob (David Dencik), um velho amigo dinamarquês.

Ao perceber as reais intenções do conterrâneo – voltar para casa com um bebê, mesmo que através do uso de dinheiro –, Jacob fica indignado e se recusa a ajudá-lo. Decidido a chegar às últimas consequências e sem perspectivas de alcançar seus objetivos pelos trâmites normais, Thomas se envolve em situações perigosas, oferecendo altas quantias às potenciais fornecedoras. Até que o apresenta Maria (Bárbara Garcia), uma jovem humilde que está grávida do terceiro filho. Ela entra em acordo com Thomas para doar o bebê em troca de melhores condições de vida. Thomas se muda para a casa de Maria, que algum tempo depois dá à luz a Rosa. Uma atração crescente e inesperada surge entre Maria e Thomas e os dois ficam cada vez mais próximos. Contudo, essa relação é ameaçada pelo retorno de Denílson (Pablo Rodrigues), pai biológico de Rosa.

Convencido de que o amigo não irá desistir e tentando protegê-lo de aproveitadores, Jacob procura possíveis pretendentes a aceitarem o negócio. Assim, conhece Maria (Bárbara Garcia), jovem grávida em dificuldades financeiras. A empatia entre a mulher e Thomas é imediata, e os dois começam a ter uma relação mais próxima e intensa, ultrapassando os limites de um simples acordo econômico. Esse envolvimento, no entanto, é permeado por dúvidas, problemas e tensão.

Rosa Morena questiona, mas não julga os que, como o protagonista, optam por burlar a legalidade. Chama ainda atenção para um dado alarmante: enquanto a justiça se mostra lenta nos casos de tentativa de adoção, continua sendo fácil driblar os órgãos responsáveis e conseguir a guarda de menores por outras vias.

Carlos Augusto de Oliveira assina a direção desta coprodução entre Brasil e Dinamarca, indicada em oito categorias do Robert Award, principal premiação do país escandinavo. Em sua estreia na direção de longas-metragens, o cineasta constrói, com delicadeza e sensibilidade, a saga de um homossexual e o desejo de ter um filho, mesmo que isso implique sérias consequências. O elenco é formado por atores das duas nacionalidades, dentre eles Anders W. Berthelsen, Bárbara Garcia, David Dencik, Viviane Pasmanter, Pablo Rodrigues, Iben Hjejle e Georgina de Castro.

Elenco

Anders W. Berthelsen …. Thomas
Bárbara Garcia …. Maria
David Dencik …. Jakob
Viviane Pasmanter …. Tereza
Pablo Rodrigues …. Denilson
Georgina Castro …. Larissa
Iben Hjejle …. Christine (irmã de Thomas)
Otávio Martins …. Advogado
Rafael Lozano …. Leonardo
Miriam Amadeu …. Woman
Lavínia Panunzio …. Doctor
Giuliana Maria …. Immigration Employee
Allan Bruce da Silva Kimura …. Gustavo
Nawmi Lima …. Andressa
Amanda Ketilly de Albuquerque …. Carol
Dudu Pasmanter …. Gabriel

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Rosa Morena (2010) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Carlos Augusto de Oliveira
Roteiro: Morten Kirkskov, Carlos Augusto de Oliveira e Jens Dahl
Baseado em idéia de Morten Kirkskov
Direção de Fotografia: Philippe Kress
Montagem: Anja Farsig
Casting: Maria Julia Andrade
Música: Frithjof Toksvig
Empresas Produtoras: Fine & Mellow Productions | Ginga Eleven
Distribuição: Vinny Filmes | Europa Filmes

Cor, 90 min

Bibliografia

Livros:

Internet:

50 ANOS DE FILMES. Rosa Morena. Disponível no endereço: http://50anosdefilmes.com.br/2016/rosa-morena/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rosa Morena. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rosa-morena/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Rosa Morena (2010)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.