fbpx

Rossana Foglia

Biografia

Rossana Foglia é uma cineasta e roteirista brasileira nascida na cidade de São Paulo (SP). É formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ambos os cursos na USP.

Em 1991, realizou o curta-metragem Rosas mortas, exibido em 1992 no Festival Internacional de Curtas-metragens de Tel-Aviv (Israel). De 1994 a 1999, trabalhou na direção, produção, roteiro e edição de diversos vídeos institucionais e vinhetas promocionais da produtora Confeitaria de Cinema.

Possui uma duradoura parceria com o cineasta Rubens Rewald, com que codirigiu a maioria de seus filmes, como o curta Mutante – selecionado para o Festival de Clermont-Ferrant 2003 – e os longas Corpo – vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro no The Method Independent Film 2008, em Los Angeles – e Super Nada – premiado com o Kikito de melhor ator para Marat Descartes no Festival de Gramado 2012.

Em 2011, colaborou ainda no roteiro do segmento Cíntia do longa Corpo Presente, de Paolo Gregori e Marcelo Toledo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2007 :: Corpo (codir. Rubens Rewald)
2002 :: Mutante (codir. Rubens Rewald)
1992 :: Rosas mortas

:: Filmografia como Roterirista ::

2011 :: Corpo Presente
2011 :: Super Nada
2007 :: Corpo (corot. Rubens Rewald)

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.