fbpx

Rossana Ghessa

Biografia

Rossana Ghessa é uma atriz italiana. Fez sua carreira no cinema brasileiro. Chegou no Brasil com apenas sete anos e aqui construiu uma carreira vitoriosa no cinema, como atriz inicialmente e a partir da década de 80 como produtora também.

Ela começou sua carreira como garota-propaganda, fez várias fotonovelas e durante um ano foi modelo profissional da agência McCan Ericsson logo após ter ganho o concurso de Miss Objetiva.

Estreou no cinema em 1966 com o filme Paraíba, Vida e Morte de um Bandido. Com uma carreira que inclui mais de 40 filmes, ela foi uma das musas das pornochanchadas nacionais na década de 70.

Nas década de 70, Rossana fez um filme atrás do outro em produções nacionais e em co-produções e também participou de peças de teatro como “A Úlcera de Ouro” e “Cinderela do Petróleo”, além de ter estrelado shows produzidos por Carlos Machado.

Trabalhou com os mais importantes diretores de cinema e seus maiores sucessos foram Bebel, Garota Propaganda (1967); Ana Terra; Lua de Mel e Amendoim; Lucíola, o Anjo Pecador e Memórias de um Gigolô.

Atualmente ela é produtora de cinema e dona da Verona Filmes, em sociedade com seu marido, o cineasta Durval Garcia, que a dirigiu em Ana Terra.

Filmografia

1980 :: Convite ao Prazer
1979 :: A Pantera Nua
1977 :: Vítimas do prazer
1975 :: Lucíola, o Anjo Pecador
1974 :: Pureza Proibida
1971 :: Lua de Mel e Amendoim
1971 :: Ana Terra
1970 :: Memórias de um Gigolô
1970 :: O palácio dos Anjos
1967 :: Bebel, Garota Propaganda
1966 :: Paraíba, Vida e Morte de um Bandido

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

RAMOS, Fernão, MIRANDA, Luís Felipe. Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: SENAC, 2000.

Internet:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.