fbpx

Rudi Lagemann

Biografia

Rudi Lagemann é um Diretor e roteirista gaúcho radicado no Rio de Janeiro desde 1985. Exerceu diversas funções em mais de 20 produções, antes de assinar seu primeiro longa-metragem como diretor, Anjos do Sol (2006), que recebeu o Prêmio de Melhor Filme eleito pelo público no Festival de Miami e três Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de melhor filme (dividido com Serras da desordem, de Andrea Tonacci) e melhor roteiro. Foguinho, como é conhecido, ingressou na atividade cinematográfica no núcleo super-oitista gaúcho dos anos 1980.

Trabalhou como diretor de produção em Verdes anos (1984), de Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase, Sonho sem fim (1985), de Lauro Escorel, e Me Beija (1984), de Werner Schünemann. Nesse último, co-assinou o roteiro e atuou, recebendo por sua interpretação o troféu de melhor ator no Festival de Brasília.

Como assistente de direção trabalhou com Carlos Diegues, Lauro Escorel, Jorge Duran, Murilo Salles e Fábio Barreto. Foi diretor assistente em O primeiro dia (1998), de Walter Salles, produtor executivo de Veja esta canção (1994), de Carlos Diegues, diretor de produção de Mil e uma, de Suzana Moraes, e escreveu e atuou em Kuarup (1989), de Ruy Guerra. Trabalhou vários anos na Videofilmes, onde atuou como assistente de direção, produtor executivo, diretor e roteirista. Foi um dos diretores da série de documentários Futebol, ao lado de João Moreira Salles e Arthur Fontes, exibida no canal a cabo GNT/Globosat.

Desde o fim dos anos 90, Rudi trabalha para o mercado publicitário, e já dirigiu cerca de 300 comerciais. Por essa atividade, recebeu várias premiações, incluindo o prêmio de diretor do ano, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).

Seu próximo projeto é a direção de Xuxa em Sonho de menina.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2006 :: Anjos do Sol

:: Filmografia como Diretor de Produção ::

1984 :: Verdes Anos

:: Filmografia como Produtor Executivo ::

1994 :: Veja esta Canção

:: Filmografia como Assistente de Direção ::

1988 :: Luzia Homem

:: Filmografia como Continuista ::

1986 :: A cor de seu destino

:: Filmografia como Ator ::

1994 :: Veja esta Canção
1984 :: Me beija

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]