fbpx

Ruy Affonso (1920-2003)

Biografia

Ruy Affonso Machado, em arte conhhecido como Ruy Affonso, é um ator, poeta, diretor e autor de teatro, televisão e cinema brasileiro nascido em São Paulo (SP) no dia 20 de abril de 1920. Formou-se em Direito e Filosofia.

Começou carreira no Grupo Universitário de Teatro, com Alfredo Mesquita e Franco Zampari. Participou da fundação do TBC e trabalha com diretores italianos como Ruggero Jacobbi e Adolfo Celi. Transfere-se para a Companhia Nicete Bruno/Paulo Goulart. Além de atuar, escreve e dirige.

Estreou no cinema em 1950, numa ponta no filme Caiçara, primeira produção da Vera Cruz.

Ruy Affonso foi um dos integrantes do grupo artístico Jograis de São Paulo, criado em 1955, por quatro atores que apresentavam poemas, através de coral falado ou de solos encadeados. Além dele, participavam do conjunto Armando Bógus, Rubens de Falco e Maurício Barroso. Da estreia no Teatro de Arena eles fizeram várias turnês por diversos Estados brasileiros, percorreram Portugal e visitaram Angola, na África. Os Jograis, de São Paulo realizaram mais de 600 apresentações em sete anos de existência.

Ruy Affonso foi autor dos seguintes livros de poemas: Rumo Enxuto, Cinco Canções para Elizabeth, Epigramas, Romance da Rosa, Sombra e Vento, Contraponto Paulistano e Burlas Burlescas. Grande parte dos poemas desses sete livros foi reunida em outro, Cancioneiro de um Jogral de São Paulo, publicado por Massao Ohno, editor, em 1985. Com os Jograis e em carreirasolo, Affonso também gravou vários LP’s e um CD.

Ator quase que essencialmente teatral, na televisão participou apenas de uma novela, Braço de Ferro, pela TV Bandeirantes, em 1981. Também trabalhou pouco em cinema, tendo participado de alguns filmes do início do movimento cinematográfico industrial paulista, pela Vera Cruz.

Foi casado por muitos anos com a atriz Elizabeth Henreid.

Morreu em 25 de junho de 2003, em São Paulo, de falência múltipla dos órgãos, decorrente de complicações sofridas após ter fraturado o fêmur numa queda em 23 de dezembro de 2002, aos 82 anos de idade.

Filmografia

1949 – O Roubo do Brilhante (CM)
1950 – Caiçara
1953 – Uma Pulga na Balança
1963 – A Ilha
1970: Isto É São Paulo

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ruy Affonso. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ruy-affonso/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.