fbpx

Safira Moreira

Biografia

Safira Moreira é uma cineasta, fotógrafa e atriz brasileira nascida em Salvador (BA). É formada em Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2017) e pelo Centro Afrocarioca de Cinema – Zózimo Bulbul (2016).

Formou-se também na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) em 2015, mesmo ano em que foi participou da residência artística Afrontrancendence, no Red Bull Station, em São Paulo. Dirigiu e filmou o videodança Sentinela, selecionada para o Festival Dança em Foco 2017 (CE).

No cinema, roteirizou, dirigiu e montou seu primeiro curta-metragem Travessia, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais, distribuído pela Vitrine Filmes em 2018, e o curta-metragem de abertura do Festival de Rotterdam 2019.

Assinou a direção de fotografia do curta Eu, minha mãe e Wallace (dirigido pelos Irmãos Carvalho) premiado como Melhor Filme pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dirigiu a fotografia do média-metragem Hixikanwe – Estamos juntas (Débora Brito), e do longa A Matéria Noturna, de Bernard Lessa.

Como novo projeto, irá roteirizar e dirigir a série documental Iyas Idanas – Mulheres da Cozinha, com foco no protagonismo das mulheres negras na culinária.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2018 :: Travessia

:: Filmografia como Diretora de Fotografia ::

2019 :: Hixikanwe – Estamos juntas (Em Finalização)
2019 :: A Matéria Noturna
2018 :: Eu, minha mãe e Wallace

:: Filmografia como Operadora de Câmera ::

2019 :: A Matéria Noturna

:: Filmografia como Atriz ::

2019 :: Fim de Festa

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Safira Moreira. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/safira-moreira/
VIMEO. Safira Moreira. Disponível no endereço: https://vimeo.com/moreirasafira. Acesso em: 09 de abril de 2020.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.