fbpx

A Saga do Guerreiro Alumioso (1993)

Sinopse

Em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões do Ceará, vive Genésio, velho viúvo, sem filhos, aposentado, que preenche a solidão bebendo cachaça e contando histórias e bravatas sobre os antigos cangaceiros. Baltazar, colega de copo de Genésio, é líder camponês e vê o cangaço como uma luta popular superada, buscando novas formas de combater os poderosos locais. As autoridades são alvo da crítica popular, em brincadeiras como o serra velho e a malhação de Judas. Isto gera conflito com a polícia. Ao mesmo tempo, a astúcia das elites tenta controlar a direção do sindicato rural. E, em meio a esta situação, surge e ressurge a figura estranha da louca Delfina, profetizando a vinda de um restaurador da ordem e da justiça. A vida do velho Genésio poderá mudar ao encontrar-se com Rosália, a moça que “vira cobra” num espetáculo de feira. Enquanto Génesio sonha com o amor e com o heroísmo nostálgico. Aroeiras é palco de uma tragédia.

Elenco

Emmanoel Cavalcanti
Teta Maia
Chico Alves
Majô de Castro
Oswald Barroso
Rejane Reinado
Antonieta Noronha
Erotilde Honório
Rodger de Rogério
Antônio Rodrigues

Guaracy Rodrigues
Fernado Piancó
Diogolino Lucas
Carlos César
Gil Grangeiro
Eduardo Braga

Participação especial:
Falcão

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Saga do Guerreiro Alumioso (1993) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro: Rosemberg Cariry
Assistente de Direção: Guaracy Rodrigues e Amaury Cândido
Produtor Executivo: Rosemberg Cariry e Teta Maia
Diretor de Produção: Jéfferson de Albuquerque Jr.
Diretor de Fotografia: Ronaldo Nunes
Diretor de Arte: Jéfferson de Albuquerque Jr. e Valmir de Paiva
Cenógrafo: Jéfferson de Albuquerque Jr. e Valmir de Paiva
Montador: Severino Dadá
Som Direto: Márcio Câmara
Trilha Sonora: Cleivan Paiva
Empresa Produtora: Cariri Filmes

Bibliografia

Livros:

Internet:

CINEMA CEARENSE. A Saga do Guerreiro Alumioso. Disponível no endereço:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Saga do Guerreiro Alumioso. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “A Saga do Guerreiro Alumioso (1993)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.