fbpx

Sala P. F. Gastal

A Sala P. F. Gastal, cinema criado e mantido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, foi inaugurada em maio de 1999 e consagrou-se durante este período como um espaço de divulgação permanente do cinema brasileiro, bem como do cinema latino-americano e europeu, realizando lançamentos, ciclos temáticos e projetos especiais de exibição, com destaque para as sessões do projetos Raros e o Rock no Cinema, entre outras iniciativas.

Um homem que dedicou sua vida a nos ensinar a amar o cinema, Paulo Fontoura Gastal empresta seu nome à primeira sala de exibição municipal de Porto Alegre, numa justa homenagem ao seu notável trabalho em prol da consolidação de uma cultura cinematográfica entre nós.

Nascido em Pelotas, o jornalista Paulo Fontoura Gastal, responsável pela formação de várias gerações de cinéfilos, começou a publicar seus artigos em 1941, passando pelos mais importantes veículos de imprensa do estado. Principal mentor do Clube de Cinema de Porto Alegre, que ajudou a criar em 1948, e um dos idealizadores do Festival de Gramado, P. F. Gastal, como era conhecido por seus leitores e admiradores, encarava o cinema como a maior de todas as artes e notabilizou-se por defender o filme de autor diante das exigências do cinema comercial.

A Sala P. F. Gastal, cinema criado e mantido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, foi inaugurada em maio de 1999 e consagrou-se durante este período como um espaço de divulgação permanente do cinema brasileiro, bem como do cinema latino-americano e europeu, realizando lançamentos, ciclos temáticos e projetos especiais de exibição, com destaque para as sessões dos projetos Raros e o Rock no Cinema, entre outras iniciativas.

Localizada no terceiro andar da Usina do Gasômetro, a Sala P. F. Gastal tem 118 lugares e está equipada com um projetor de última geração, da marca alemã Kinoton, com capacidade de exibir filmes tanto na bitola de 35mm quanto na de 16mm. Contando ainda com som Dolby Stereo e ar condicionado central, é um cinema que oferece ao espectador conforto e qualidade de projeção. A sala funciona de terças a domingos.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.