fbpx

Sandra Kogut

Sandra Kogut é uma cineasta, roteirista e jornalista brasileira nascida na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1965. Diretora e documentarista, trabalha com cinema há mais de vinte anos, usando diferentes mídias e formatos: documentários, filmes experimentais, ficções e instalações.

Nascida no Rio de Janeiro, viveu e trabalhou na França e no EUA, primeiro como artista, criando instalações e performances, depois como diretora de documentário e ficção. Participou de exposições em galerias de arte no Brasil e no exterior, dirigiu filmes de publicidade, videoclipes e foi diretora artística da Globograph. Em 1996, participou da criação do programa Brasil Legal, na Rede Globo, do qual foi diretora-geral.

Realizou, entre outras produções televisivas, a série Parabolic People (rodada em Paris, Nova Iorque, Moscou, Tókio, Dakar e Rio), exibida em sete países e vencedora de diversos prêmios internacionais.

Dirigiu o curta-metragem Lá e Cá (co-produzido pela TV francesa Canal Plus e pela Fundacão McArthur nos Estados Unidos, vencedor de diversos prêmios internacionais) e fez outras co-produções com a França.

Seu primeiro longa-metragem foi o documentário Um Passaporte Húngaro, produzido em 2001 mas só lançado em 2003, o filme foi uma co-produção entre França, Bélgica, Hungria e Brasil e participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2003, realizou o documentário francês Passagers d’Orsay (produzido pelo Museu d’Orsay, junto com a televisão francesa).

Seu primeiro longa-metragem de ficção foi Mutum, baseado na estória Miguilim, do escritor João Guimarães Rosa, uma coprodução franco-brasileira. Em 2007, Mutum foi o filme de encerramento da Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, e em seguida, no início de 2008, foi selecionado para o Festival de Berlim, na mostra Generation Kplus, dedicada a filmes para crianças, de onde saiu premiado com uma Menção Especial.

No ano de 2015, lançou seu segundo longa de ficção, Campo Grande, estrelado pela atriz Carla Ribas.

Em 2019, lançou o longa Três Verões, outro filme ficcional no qual escreveu e também dirigiu.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2019 :: Três Verões
2015 :: Campo Grande
2007 :: Mutum
2007 :: Cavalão
2003 :: Passagers d’Orsay (TV)
2001 :: Um passaporte Húngaro
1995 :: Lá e Cá
1990 :: What Do You Think People Think Brazil Is?

:: Filmografia como Riteirista ::

2019 :: Três Verões
2015 :: Campo Grande
2007 :: Mutum
2007 :: Cavalão
2001 :: Um passaporte Húngaro
1995 :: Lá e Cá
1990 :: What Do You Think People Think Brazil Is?

:: Filmografia como Montadora ::

1995 :: Lá e Cá

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Sandra Kogut. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/sandra-kogut/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Sandra Kogut

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.