fbpx

Sandra Werneck

Biografia

Sandra Werneck é uma cineasta, roteirista e produtora brasileira nascida na cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de maio de 1951. É neta do ex-Deputado Federal Frederico Virmond de Lacerda Werneck e tetraneta do Barão de Paty dos Alferes, Francisco Peixoto de Lacerda Werneck. Sua carreira como cineasta abrange documentários e filmes de ficção, de curta, média e longa-metragens.

Com três milhões de espectadores, Cazuza – O Tempo não pára, co-dirigido por Walter Carvalho, foi um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro desde a Retomada.

As comédias românticas Pequeno dicionário amoroso e Amores possíveis foram êxitos de bilheteria e ganharam prêmios no Brasil e no exterior.

Amores possíveis foi eleito o Melhor filme Latino-Americano do Sundance Film Festival, em 2001. Apesar de reconhecida pelo público pelos filmes românticos e pela cinebiografia de Cazuza, Sandra Werneck tem uma longa história dedicada ao documentário.

Ela começou sua carreira dirigindo filmes de forte cunho social e em formatos pouco convencionais. Nesta lista estão Pena prisão, Ritos de passagem, Damas da noite, Profissão criança, A guerra dos meninos e, mais recentemente, Meninas e Sonhos Roubados.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2017 :: Mexeu com uma, mexeu com todas
2016 :: Os Outros
2015 :: Pequeno Dicionário Amoroso 2
2009 :: Sonhos Roubados
2006 :: Meninas
2004 :: Cazuza – O Tempo não pára
2001 :: Amores possíveis
1997 :: Pequeno Dicionário Amoroso
:: Pena prisão
:: Ritos de passagem
:: Damas da noite
:: Profissão criança
:: A guerra dos meninos

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/sandra-werneck/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]