fbpx

Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo (2019)

Trailer

Sinopse

Santiago Álvarez Román (1919-1998) foi um importante documentarista cubano na década de 1960. Apesar de nunca ter estudado cinema, revolucionou a linguagem documental denunciando o imperialismo e a violação dos direitos civis. Com o relato de pessoas próximas ao realizador, o filme ajuda a entender por que Santiago levou o título de Dziga Vertov das Américas, uma verdadeira joia rara do cinema latino-americano.

Em uma pequena ilha convulsionada pela revolução de 1959, Santiago Álvarez usou a sétima arte como arma política e criou uma estética que se tornou referência no campo documental. Santiago, que se intitulava um viajante permanente pela história, registrou os fatos mais marcantes de seu tempo, desde a Revolução Cubana até a desintegração do bloco soviético. Levou a espectadores de todos os continentes um contraponto à história contada pelo Serviço de Informação dos Estados Unidos, o USIS. Através suas obras, mergulhamos no cenário político e na cultura cubana, nas tensões da América Latina, na Guerra do Vietnã, nos inúmeros conflitos pela independência da África, sempre com o olhar periférico que é a marca do seu cinema, hoje convertido em memória de um mundo em transformação.

No ano do centenário de nascimento de Santiago, Sílvio Tendler lançou a cinebiografia do diretor cubano, um projeto que começou a ser filmado em 1988 e tem entrevistas inéditas de Santiago.

Elenco

Santiago Álvarez Román
Alfredo Guevara
Benigno Iglesias
Manuel Pérez
Belkis Vega
Carlos Azpúrua

Orlando Senna
Raúl Rodríguez
Rodolfo García
Silvio Rodríguez
Ignácio Ramonet
Marta Rojas
Lazarra Herrera
Victor Álvarez

Chico Díaz …. Narração

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sílvio Tendler
Argumento: Sílvio Tendler
Diretora Assistente: Lilia Souza Diniz
Pesquisa: Juliana Aragão e Diego Tavares
Produção: Maycon Almeida
Assistente de Produção: Dayane Hamada
Produção Executiva: Ana Rosa Tendler
Assistente de Produção Executiva: Marlise Schleimer de Souza
Fotografia: Maycon Almeida e Tao Burity
Direção de Arte e Videografismo: Karvan Almeida
Montagem: Ricardo Moreira e Lilia Souza Diniz
Correção de Cor: Paulo Carou
Coordenação de Pós-Produção: Tao Burity
Assistente de Pós-Produção: Taynara Mello
Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim
Equipe Caliban: Felipe Netto e Janaína Dias
Trilha Sonora Original: Vinicius Junqueira, Henrique Peters e Guto Teixeira
Empresa Produtora: Caliban

Brasil | 102 min. | 2019

Bibliografia

Livros:

Internet:

É TUDO VERDADE. Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo. Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/br/filme/47685-Santiago-das-Americas-ou-O-Olho-do-Terceiro-Mundo. Acesso em: 05 de setembro de 2020.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/santiago-das-americas-ou-o-olho-do-terceiro-mundo/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo (2019)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.