fbpx

Scalante

Biografia

Manoel Carlos Ferreira Scalante, em arte mais conhecido como Scalante, é um diretor de fotografia brasileiro nascido em São Paulo (SP) em 06 de dezembro de 1962. É filho do produtor Sady Scalante, um dos proprietários da extinta produtora Lynxfilm, durante anos, uma das maiores do Brasil. Formou-se em cinema pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em 1985. Na sequência participou de vários cursos, entre eles Cinemathography Workshop, pela Kodak do Brasil, em 1998.

Iniciou sua carreira como assistente de câmera de cinema na Lynxfilm, assistindo os diretores de fotografia Kimihiko Sato, Marcelo Primavera, Geraldo Gabriel e Halley Velloso, entre outros.

A partir de 1982, já em seu estúdio, a Scalante Estúdio Fotográfico, dedica-se a fotografia publicitária, especialmente moda e produtos. Em 1988 muda-se para Porto Alegre atuando em grandes agências publicitárias como fotógrafo de filmes comerciais para grandes empresas locais e depois como diretor de cena e fotografia para clientes como Calçados Muller, Banrisul, Fraldas Pipita e Salsichas Le Bom.

Retornou a São Paulo em 1996 assumindo o cargo de diretor de fotografia em produtoras da capital. Assina a fotografia de comerciais para campanhas políticas de Cristovam Buarque e Ciro Gomes, assim como dos curtas Conexão Caribe (2003), de Fernanda Elmôr, e Eu Te Darei o Céu (2005), de Afonso Poyart, vencedor de quatro Kikitos em Gramado. Realiza palestras como 4º Set Universitário – Festival de Laboratórios de Comunicação do Cone Sul (1991) pela PUC-RS e Semana de Comunicação da Univale (2002), em SC.

Na televisão, em 2006, contratado pela Casablanca Finish, fotografa o especial de final de ano da TV Record Fim dos Tempos e em 2007 da novela interativa De Que Lado Você Está?. Nos últimos anos atua quase que diretamente com cinema publicitário em filmes como Cia Atlética (2008), Shortlist no Cannes Lions International Advertising Festival, Malabarismo (2009) da Católica Unisantos, premiado com Profissionais do Ano, e Massagista – UOL, Shortlist no Cannes Lions International Advertising Festival, assim como a direção de fotografia para o livro MotorSports da Mitsubishi.

Filmografia

1995 – O Caso do Linguiceiro (CM)
2003 – Conexão Caribe (CM)
2005 – Eu Te Darei o Céu (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.