fbpx

Se Você Contar (2017)

Trailer

Sinopse

Seguindo o dispositivo do documentário Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho, cinco mulheres dispõe-se a contar experiências de abuso sexual, sofridas por elas mesmas ou outras que não conseguiram expor-se diante da câmera. O filme retrata oito histórias que têm em comum detalhes impactantes, como o fato de que a maior parte dos casos não chega à polícia e que muitos agressores são pessoas que pertencem ao próprio círculo familiar, o que dificulta as denúncias e confunde as vítimas quanto à sua própria responsabilidade.

No Brasil, a cada hora, são registradas duas denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A maioria dos casos, porém, nunca chega à polícia ou ao conselho tutelar. E a razão para isso é um detalhe assustador: a maior parte dos abusadores está dentro da casa das vítimas. Marcadas durante anos pela violência que sofreram, elas convivem com as consequências físicas, psicológicas e sociais do trauma. Em silêncio, contestam as próprias lembranças e se culpam pelo mal que sofreram.

E o que acontece Se Você Contar? Cinco mulheres vítimas de violência sexual na infância ou na adolescência aceitaram o desafio de falar sobre o tema. Elas narram oito histórias de abuso. Se são as próprias memórias ou relatos de vítimas que não conseguiram aparecer diante da câmera, pouco importa. Este filme é sobre todas as mulheres que sofreram ou ainda sofrem abuso sexual e sobre como elas querem ser ouvidas pela sociedade.

Elenco

Caroline Ornelas
Debora Schulz
Laura Pitanga
Manuela Souza
Mariana Sant’Ana

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Se Você Contar (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Roberta Fernandes
Produção: Rodrigo Cerqueira e Roberta Fernandes
Câmera: Rodrigo Cerqueira
Edição de imagem: Gleison Nascimento
Edição de som: Geovany Wandekoken

Gravado no Cineteatro da Universidade Vila Velha.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.