fbpx

Sementes – Mulheres Pretas no Poder (2020)

Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal.

Dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano, o documentário acompanhou essas mulheres, em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.

Sob o impacto do assassinato de Marielle Franco, mulheres negras em várias partes do Brasil disputam as urnas nas eleições de 2018 para ocupar o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, com novas proposições do fazer político. Assim, o filme segue várias das candidatas ao longo da campanha, capturando momentos de intensidade e força de um coletivo a enfrentar a máquina da extrema direita que se apossou do cenário político e social brasileiro.

Entre a observação discreta e o olhar poético sobre corpos e ações, Sementes: Mulheres Pretas no Poder é um instantâneo de esperança e luta diante de um cenário catastrófico desenhado nos últimos anos.

Elenco

Mônica Francisco
Rose Cipriano
Renata Souza
Jaqueline de Jesus
Tainá de Paula

Talíria Petrone

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Sementes – Mulheres Pretas no Poder (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Éthel Oliveira e Júlia Mariano
Roteiro: Éthel Oliveira, Helena Dias, Júlia Mariano e Lumena Aleluia
Produção executiva: Júlia Mariano e Noix Cultura
Assistente de produção executiva: Júlia Araújo
Coordenação de produção: Helena Dias
Produção Brasília: Camilla Shinoda
Direção de fotografia: Marina Alves
Fotografia Adicional (Brasília): Carol Matias e David Alves
Direção de arte: Julia Rocha
Montagem: Mariana Penedo, edt.
Montagem adicional: Gabriela Paschoal, edt.
Som direto: Anne Santos, Irla Franco e Vitória Parente
Som direto Adicional (Brasília): Juciele Fonseca
Edição de som: Simone Alves
Mixagem: Daniela Pastote
Trilha sonora original: Maíra Freitas
Distribuição de impacto: Taturana Mobilização Social

Brasil | Documentário | 100 min. | 2020

Classificação indicativa: 14 anos

Bibliografia

Livros:

Internet:

EMBAÚBA FILMES. Sementes – Mulheres Pretas no Poder. Disponível no endereço: https://embaubafilmes.com.br/distribuicao/sementes/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Sementes – Mulheres Pretas no Poder. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/sementes-mulheres-pretas-no-poder/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.