fbpx

Serginho Groisman

Biografia

FOTO Serginho GroismanSergio Groisman, o Serginho, nasceu em São Paulo (SP), no dia 22 de junho de 1950, filho de uma romena e um polonês. Estudava no Colégio Equipe, quando revelou talento para Comunicação ao trazer nomes consagrados, como Paulinho da Viola e Gilberto Gil, para as festas da escola. Chegou a trabalhar como professor, iniciou cursos de Direito e História, mas formou-se em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP).

Bem antes de se tornar um apresentador reconhecido na televisão, começou a flertar com o Jornalismo aos 18 anos. Fez alguns textos como freelancer no extinto jornal o Dia, cobriu férias de repórter esportivo na Folha de S.Paulo, chegou a fazer jornais para empresas, até que foi trabalhar na rádio Bandeirantes FM, onde permaneceu oito anos.

De lá seguiu para a rádio Cultura, onde concebeu o programa Matéria Prima, o embrião do Altas Horas, que hoje apresenta pela TV Globo. Chegou a trabalhar como diretor na emissora, mas largou tudo para apostar num programa de tevê.

Estreou no veículo aos 38 anos na TV Gazeta, com o programa TV Mix, um marco na programação jovem dos anos 80. O sucesso viria com o programa seguinte, Matéria Prima, exibido pela TV Cultura, em que lançou o formato que o consagrou: reunir jovens, com quem tem grande empatia, e deixar que eles façam perguntas ao entrevistado da vez.

Diz que se inspira no comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988), mas apenas no conteúdo. Ao dar voz à platéia, aposta na possibilidade de boas perguntas, já que aliam a curiosidade natural e o descompromisso dos jovens.

Sucesso de audiência, foi convidado pelo próprio Sílvio Santos a levar o programa para o SBT, onde recebeu o nome de Programa Livre. Depois mudou-se para a TV Globo, onde foi novamente rebatizado como Altas Horas.

Tem um bordão ao se dirigir ao público, Fala Garoto, que foi nome de um programa que apresentou pela TV Futura e acabou sendo renomeado como Tempos da Escola. A cada edição, uma pessoa famosa conta sobre seus tempos de estudante. Na TV Globo, apresentou o programa Ação, com reportagens sobre exemplos de responsabilidade social, que acabou dando origem ao Globo Cidadania, também comandado por ele, e que une os programas Globo Ecologia, Globo Educação e Globo Comunidade em torno de um mesmo tema.

É também apresentador do programa Fala Brasil, da Rede Globo, destinado aos telespectadores que têm antena parabólica. Em todos os seus trabalhos, Serginho busca um conteúdo educativo. Acredita que a televisão pode contribuir para informar as pessoas e disseminar conhecimento.

Corintiano fanático, escreveu o livro infantil Meu pequeno corintiano (Belas Letras, 2008) e também foi roteirista de Fiel, o filme, em parceria com Marcelo Rubens Paiva.

2003 :: Motoboys: vida loca

Fontes:
http://www.museudatv.com.br/biografias/Serginho%20Groisman.htm
http://contigo.abril.com.br/famosos/serginho-groisman/apresentador/vida
http://tvg.globo.com/platb/altashoras-vida-inteligente-na-madrugada
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_13/2011/10/29/ficha_ragga_noticia/id_sessao=13&id_noticia=45707/ficha_ragga_noticia.shtml
Portal dos Jornalistas http://www.portaldosjornalistas.com.br/perfil.aspx?id=12094. (em junho de 2012.)

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.