fbpx

Sérgio Assis Brasil (1974-2007)

Biografia

FOTO Sergio de Assis BrasilSérgio de Assis Brasil foi um Advogado, jornalista, radialista profissional, publicitário, professor e cineasta brasileiro nascido no dia 02 de agosto de 1947, em São Gabriel (RS), filho de Ruy e Zilda de Assis Brasil. Foi casado com a artista plástica Anamaria Bragança Moraes de Assis Brasil, teve com ela três filhos, Gustavo, Tiago e Renata. Faleceu em 26 de dezembro de 2007, em Santa Maria (RS).

Ingressou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) como funcionário em 01 de março de 1974. Nos anos 80, ministrou aulas de Cinema na FACOS (Faculdade de Comunicação Social). Na instituição, também foi diretor da Rádio Universidade, no período de 06/11/1987 a 12/01/1990.

Na emissora, produziu e apresentou muitos programas, como o “Em Nome da Música” e o “Nota Jazz”. De 1990 a 1993, foi assessor de Imprensa do Gabinete do Reitor Tabajara Gaúcho da Costa.

Nos anos 90, idealizou a TV Campus, que entrou no ar em julho de 1995, e desde então foi dirigida por ele. Com a criação da Coordenadoria de Comunicação Social, foi Chefe do Núcleo de Televisão de 18/09/1998 até sua morte.

Sérgio, nos anos 60, tocou num grupo musical. Na faculdade de Direito, ajudou a fundar um cineclube no diretório acadêmico. No cinema, sua grande paixão, começou no Super 8. Em 1970, recebeu seu primeiro prêmio, o de Melhor Fotografia no Festival Regional do Cinema Super 8, com o filme Markova.

Dirigiu 63 filmes entre videoclipes, documentários, curtas e o longa Manhã Transfigurada, que já estava em fase de finalização quando do seu falecimento. Em 2002, dirigiu o curta Cinza, e foi responsável pela fotografia do também curta Espelho.

Sérgio de Assis Brasil foi o homenageado local do 4º Santa Maria Vídeo e Cinema, realizado de 04 a 09/07/2005, quando recebeu o Troféu Vento Norte na abertura do evento, no Theatro Treze de Maio.

Em televisão, adquiriu vasta experiência na TV aberta, atuando por muitos anos na RBS TV Santa Maria, tendo sido chefe do jornalismo do canal.

Um verdadeiro homem multimídia, Sérgio de Assis Brasil atuou em muitas emissoras de rádio, como na CDN FM, em Santa Maria, nos anos 2000. Homem de cultura, foi membro do Conselho Municipal de Cultura.

Filmografia

:: Filmografia de Diretor ::

2008 :: Manhã Transfigurada
2002 :: Cinza

:: Filmografia de Diretor de Fotografia ::

:: Espelho

Bibliografia

Links de Referência

BLOG. Blog de Sergio Assis Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.