fbpx

Sérgio Bernardes (1944-2007)

Biografia

Sérgio Bernardes foi um cineasta brasileiro nascido em 1944. Falceu no ano de 2007.

Como cineasta, Sérgio dirigiu em 35 mm 3 curtas, 1 média e 1 longa metragem, em super 16 mm, 1 longa e 1 média metragem, além de ter dirigido 15 video documentários, sendo que um deles, Panthera Onca, ganhou 8 prêmios como melhor filme (nacionais e internacionais).

Lançou seu primeiro longa-metragem, Desesperato (1968), aos 24 anos de idade. Premiado por unanimidade do juri como melhor filme no Festival de Belo Horizonte, este filme foi exibido somente ali e nunca lançado em circuito comercial, já que seu certificado de exibição foi cassado pela ditadura militar.

Após anos de exílio na França, ao voltar ao Brasil, o cineasta partiu em diversas expedições a amazônia e ao interior do país junto a indienistas, cientistas, pesquisadores e artistas visuais. Dirigiu vários documentários em vídeo destas expedições, tendo o vídeo Panthera Onca (1990), sobre a matança das onças pintadas no pantanal, ganho prêmios nacionais e internacionais.

No ano de 1995, lança projeto que prevê a filmagem dos pontos notáveis de nosso país, de norte a sul, em película super 16 mm. Com o apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, parte então para esta que seria sua maior expedição, percorrendo todo o Brasil filmando, e concluindo o projeto no ano 2000.

Elabora então o roteiro do documentário Tamboro e mais uma vez expediciona em busca de imagens e depoimentos que retratem, desta vez, a realidade mais dura do país. Junto ao movimento dos sem-terra, garimpeiros, repentistas do sertão nordestino, abordando questões referentes à destruição da floresta amazônica e a violência nos grandes centros urbanos, conversando com pensadores e anônimos, filma e edita Tamboro.

Filmografia

2009 :: Tamboro
2003 :: Muiraquitã
2000 :: VIA BRASIL
1987 :: Colares
1982 :: MISSÃO RIO
1978 :: MADREPÉROLA
1976 :: LE MASQUE
1977 :: 7/7/77
1974 :: Baudelaire
1968 :: Desesperato
1968 :: VENHA DOCE MORTE

Fontes de Referência
:: Maiores Informações ::
sergiobernardes.blogspot.com

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.