fbpx

Sérgio Rezende

Biografia

Sérgio Rezende é um produtor, diretor e roteirista brasileiro.

Sérgio Rezende, produziu seus primeiros curtas Pra Não Dizer que Não Competi (1974), Leila Para Sempre Diniz (1975) e P.S. Te Amo (1977), ainda durante o curso de cinema.

Embora tenha uma filmografia variada, sua marca registrada são os filmes biográficos. Compõem este ciclo os filmes: O Homem da Capa Preta sobre o polêmico político Tenório Cavalcante, da Baixada Fluminente, no Rio de Janeiro, que carregada uma metralhadora chamada Lourdinha para desafiar os poderosos do seu município; Lamarca, que registra os dois últimos anos da vida do capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti); Guerra de Canudos, baseado no livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, narra a vida de Antonio Conselheiro; Mauá – O imperador e o Rei, sobre a vida do gaucho Irineu Evangelista de Souza e Zuzu Angel sobre a vida da estilista Zuleika Angel Jones.

Em 1999, dirigiu Mauá – O imperador e o Rei, produzido por Joaquim Vaz de Carvalho, filme do qual participou também da elaboração do roteiro.

Seu último filme, Salve Geral (2009), é um filme de ficção baseado numa sequencia de acontecimentos que entraram para a história brasileira. O filme foi selecionado para representar o Brasil no Oscar deste ano.

Ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Filme, no Festival de Gramado, por O Homem da Capa Preta e por 2 vezes o Prêmio do Público de Melhor Filme Brasileiro, no Festival de Gramado, por O Homem da Capa Preta e Quase Nada.

Em 2006, dirigiu Zuzu Angel, sobre a estilista morta durante o governo militar. Seu mais recente longa-metragem é Salve geral – O dia em que São Paulo parou, baseado nos ataques de maio de 2005 da facção criminosa PCC à cidade de São Paulo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2018 :: O Paciente (Em Finalização)
2009 :: Salve Geral
2006 :: Zuzu Angel
2004 :: Onde anda você?
2000 :: Quase Nada
1999 :: Mauá – O Imperador e o Rei
1998 :: Guerra de Canudos
1994 :: Lamarca
1991 :: A Child From The South
1989 :: Doida Demais
1986 :: O Homem da Capa Preta
1982 :: O Sonho não acabou
1980 :: Até a última gota
1977 :: P.S. Te Amo
1975 :: Leila Para Sempre Diniz
1974 :: Pra Não Dizer que Não Competi

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

http://www.filmeb.com.br/ – Filme B – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados