fbpx

Simples Mortais (2007)

Trailer

Sinopse

Enquanto perseguem sonhos que já não fazem mais sentido, simples mortais negociam seus desejos. Pai e filho tentam compor a trilha sonora de suas vidas. Professor e musa rimam poesia com fantasia. Jornalista e ator são personagens dramáticos de uma peça bufa. Comédia dramática onde o afeto é a única saída.

Amadeu é um funcionário público que toca teclado em churrascarias e bares para complementar a renda. Viúvo precoce, ele criou o filho Kdu sozinho. Há muito tempo, Amadeu desistiu da carreira artística e investiu na criação de Kdu que, agora, batalha para ser músico de sucesso. O pai quer que o filho ponha os pés no chão, o filho quer trazer o pai de volta ao sonho. Ambos são vítimas e algozes de um jogo de projeções que eles mesmos criaram e do qual só conseguem se livrar unidos. Kdu deixa a banda em que tocava e é surpreendido com o sucesso meteórico do seu ex-grupo.

Jonas é um escritor que apesar de ter publicado alguns contos premiados não consegue terminar um romance. Ele sublima a não realização de suas pretensas vocações artísticas dando aulas de literatura em uma universidade. Em casa, ele sustenta um casamento protocolar com Kátia, uma mulher pragmática que, diante da baixa participação do marido, carrega o lar nas costas. A monotonia da rotina leva-o a buscar aventuras libidinosas, ainda que no plano da fantasia, relativamente segura e anônima, de sites e revistas pornográficas. Mergulhado numa crise criativa, encontra inspiração na aluna Yara. A jovem apaixonada por poesia faz com que Jonas acredite no poder das musas, passa a desejá-la e acaba lançado no mar agitado da consumação sexual.

Diana é uma bem-sucedida apresentadora de TV que sempre colocou a realização profissional em primeiro plano. Ela já passou dos 40 e seu relógio biológico está com o alarme disparado. Como sua fertilidade está muito baixa, ela faz tratamento e tenta desesperadamente engravidar de seu jovem companheiro, o ator de teatro Gabriel. Ele está num momento bem diferente da vida, quer galgar sua carreira por méritos próprios e não à sombra do prestígio da mulher. Em meio à injeções de hormônios e coitos programados, o casal, apesar de se gostar muito, se afasta a cada novo passo a diante.

Simples mortais é um filme de ficção, de baixo orçamento, com roteiro original multiplot, de diretor estreante em longa-metragem. Trata-se de um drama contemporâneo com abordagem que ressalta a poesia dos tempos mortos do cotidiano.

O filme apresenta o tema universal de conflitos entre pessoas comuns de diferentes gerações que, em diferentes momentos de suas vidas, são submetidos à necessidade de sublimar desejos e, em outros – raros e intensos – conseguem consumar seus mais profundos instintos. A trama revela personagens imersas em suas rotinas de classe média urbana, tentando se equilibrar entre o cumprimento de suas responsabilidades civis e a instabilidade de suas relações afetivas.

Explora-se, assim, como a vida atual faz o homem se afastar de suas formas de expressão mais genuínas em nome de convenções. A pressão e o stress do dia-a-dia, a solidão e a ausência de diálogo são os elementos que transportam as personagens para existências aparentemente vazias. Imprevistos, porém – incapacidade de gerar um filho, uma súbita paixão e a perda de uma rara oportunidade de sucesso artístico – levam as personagens a buscarem emoções e prazeres que as aproximam de suas essências.

A estrutura do filme baseada em três núcleos diferentes expõe um mosaico de situações que revela dilemas da base da sociedade que é a família. Um pai ausente, a impossibilidade de engravidar e uma viuvez materna precoce determinam a busca de uma forma alternativa de equilíbrio.

O filme mostra uma Brasília livre dos rótulos estereotipados que a acompanham desde sua fundação, como uma cidade de funcionários públicos ineptos e políticos corruptos. Somente agora, a 1ª geração, autenticamente brasiliense, começa a realizar seus projetos de longa-metragem. E, quem cresceu junto com a capital pode oferecer uma perspectiva de dentro para fora sobre esta cidade multifacetada que nasceu da utopia e há 51 anos é forjada nas contradições da realidade.

Elenco

Leonardo Medeiros
Chico Sant’Anna
Eduardo Moraes
Tatiana Muniz
Alice Stefânia
Narciza Leão
Sérgio Sartório
Camila Meskel
Ada Luana

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Simples Mortais que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Mauro Giuntini
Roteiro: Di Moretti e Mauro Giuntini
Produtor: Márcio Curi
Direção de fotografia: André Luis da Cunha
Montagem: Willem Dias
Trilha sonora: Patrick de Jongh
Direção de arte: Luis Augusto Jungman Girafa
Edição de som e design de pós-produção: Dirceu Lustosa
Som direto: Chico Bororo
Direção de produção: Beth Curi
Empresas Produtoras: Asacine Produções e Plateau Filmes

Prêmios

2008 :: Melhor Ator para Chico Sant’Anna no 12º Cine-PE, Festival Audiovisual do Recife.
2008 :: Melhor Ator Coadjuvante para Eduardo Moraes no 12º Cine-PE, Festival Audiovisual do Recife.
2009 :: Melhor Filme pelo Júri Popular no 16º CINESUL – Festival Ibero-americano de Cinema.

Bibliografia

Internet:

FILME SIMPLES MORTAIS. Disponível no endereço: http://www.filmesimplesmortais.com.br. Acesso em: 16 de nov. de 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Simples Mortais (2007)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.