fbpx

Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (2013)

Trailer

Sinopse

POSTER Sobre sete ondas verdes espumantesSobre Sete Ondas Verdes Espumantes é um filme que transpõe de maneira particular a vida e a obra de Caio Fernando Abreu, dirigido por Bruno Polidoro e Cacá Nazario.

O longa-metragem de 74 minutos, guiado pela obra de Caio Fernando Abreu, acompanha os caminhos do escritor pelo mundo, nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago do Boqueirão (sua cidade natal), Paris, Londres, Berlim e Amsterdam. Longe do convencional, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes se propõe muito mais a transpor para a tela o espírito de Caio através de trechos da sua criação literária, do que necessariamente contar uma história com metódico início-meio-e-fim. Queríamos muito respeitar a inquietude do Caio, que ele fosse o narrador do filme. A ideia mesmo era fazer um filme de sensações, explica Bruno. A premissa é sinalizada pelas “sete ondas” definidas para delinear o roteiro, dividido em solidão, espanto, amor, melancolia, transbordamento, irremediável, e para além dos muros.

No processo de criação, os dois diretores leram a obra inteira, em ordem cronológica, e separaram os trechos que mais gostaram. Da organização deste emaranhado, saiu o roteiro e a linguagem. Se o Caio viveu em várias cidades ao redor do mundo, a gente não podia fazer um filme entre o bairro Bonfim, o Menino Deus e Santiago do Boqueirão, né? Na Europa, eles foram atrás dos tradutores dos livros para o holandês, alemão, italiano e francês; no Brasil, atrás dos amigos e amores para lerem os fragmentos escolhidos. Participam das leituras nomes conhecidos como Adriana Calcanhotto, Maria Adelaide Amaral, Marcos Breda, Grace Gianoukas, Reinaldo Moraes e Luciano Alabarse, entre outros.

O road movie já passou pelos festivais É tudo verdade, MIX Brasil e Festival de Gramado. Foi exibido em Porto Alegre pela primeira vez na abertura do Close – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual.

Elenco

Henrique Larré
Adriana Calcanhotto
Airton Abreu Flores
Amanda Costa
Bernard Bretonnière
Bruno Persico
Déa Martins
Gerd Hilger
Gil Veloso
Gilberto Gawronski
Grace Gianoukas
Judith Burko
Luís Artur Nunes
Luciano Alabarse

Marcos Breda
Maria Adelaide Amaral
Reinaldo Moraes
Sandra Laporta
Sappe Grootendorst
Suzana Saldanha

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios (2001) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Bruno Polidoro e Cacá Nazario
Roteiro: Bruno Polidoro, Cacá Nazario e Tatiana Nequete
Produção: Jéssica Luz
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro, Lívia Pasqual, Luciana Baseggio e Roberta Sant’anna
Montagem: Tatiana Nequete
Música: Haroldo Paraguassu
Desenho e mixagem de som: Gabriela Brevian
Produção: Besouro Filmes
Distribuição: Boulevard Filmes

Bibliografia

Internet:

BESOURO FILMES. www.besourofilmes.com

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.