fbpx

Sócrates (1954-2011)

FOTO SocratesSócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido como Sócrates e também referido como Dr. Sócrates, Doutor ou Magrão, foi um futebolista e médico brasileiro nascido na cidade de Belém (PA) no dia 19 de fevereiro de 1954. Faleceu em São Paulo no dia 04 de dezembro de 2011.

Como futebolista, Sócrates é considerado como um dos maiores do futebol brasileiro e, segundo a FIFA, um dos maiores do futebol mundial. Ídolo do Corinthians – ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Teleco, Marcelinho Carioca, Ronaldo Fenômeno e do Botafogo de Ribeirão Preto, ao lado de seu irmão Raí e Zé Mario.

Sócrates notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas já!.

Era irmão de outro famoso futebolista, Raí. Ambos foram capitães da Seleção Brasileira de Futebol.

Sócrates também atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral.

Filmografia

2020 :: Carta ao Magrão (CM)
2014 :: Democracia em preto e branco
2011 :: Ser Campeão é detalhe: Democracia Corinthiana
2006 :: Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos

Bibliografia

Livros:

BAGNARELLI, Kátia; ECHEVERRIA, Regina. Sócrates brasileiro: minha vida ao lado do maior torcedor do Brasil. São Paulo: Prumo, 2013.
CARDOSO, Tom. Sócrates. São Paulo: Objetiva, 2014.
CASAGRANDE; RIBEIRO, Gilvan. Sócrates & Casagrande: uma História de Amor. São Paulo: Globo Livros, 2016.
LIRO, Sérgio (Org.). Sócrates, Brasileiro. : Confiança, 2012.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Sócrates. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/socrates/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]