fbpx

Solidão e Fé (2011)

Trailer

Sinopse

Viajando com sua câmera pelo universo masculino do rodeio, uma mulher se depara com cavaleiros andantes, heróis, gladiadores, sertanejos, boiadeiros… o homem comum. Tentando decifrar o masculino, encontra doçura e violência. Tem aspectos num homem que uma mulher não entende, só contempla.

Em agosto de 2011, o filme chegou às telas o filme Solidão e Fé, da cineasta Tatiana Lohmann, da Miração Filmes. A diretora mergulhou no universo dos rodeios para mostrar, por meio de um olhar feminino, a vida dos peões. O longa participou da mostra competitiva do Festival do Rio 2010 e foi eleito pelo júri popular o melhor filme de longa-metragem da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Narrado em primeira pessoa, Solidão e Fé é o diário de uma viagem, no qual a diretora Tatiana Lohmann revela: Tem aspectos num homem que uma mulher não entende, só contempla.

A cineasta visitou alguns dos maiores rodeios do Brasil: Rio Verde, Novo Horizonte e o colossal Barretos, e descreve em imagens belíssimas a rotina dos homens que ganham a vida como peões montando animais furiosos pesando mais de uma tonelada.

Viajando com sua câmera pelo universo masculino do rodeio, se depara com cavaleiros andantes, heróis, gladiadores, sertanejos, boiadeiros… o homem comum. Tentando decifrar o masculino, encontra doçura e violência. Tem aspectos num homem que uma mulher não entende, só contempla. A diretora também acompanhou de perto a vida nômade dos peões. Entre uma viagem e outra, os entrevistados mostram a vida familiar e revelam algo maior que as provas – a alma do homem sertanejo. Para a plateia que observa os peões permanecerem apenas alguns segundos em cima de um animal, o documentário oferece uma oportunidade de se aprofundar no universo masculino, onde valores como honra e esperança se tornam tão palpáveis quanto o chão da arena.

Dirigido, roteirizado e montado por Tatiana Lohmann, que divide a fotografia com Humberto Bassanelli Jr., o filme tem a duração de 89 minutos e foi finalizado em 35mm. A trilha sonora criada pelo Duofel, valeu-se de timbres inusitados para pontuar cenas igualmente incomuns.

A produção de Solidão e Fé nasceu a partir de uma série realizada pela diretora entre 2004 e 2006. Eram 16 documentários sobre o interior do Estado de São Paulo que integravam o projeto Terra Paulista exibido nas TVs Cultura e Futura. A ligação entre a cineasta e o assunto limitava-se as lembranças de histórias em quadrinhos que seu pai lhe dava para ler (Lucky Luke, especialmente). A menina achava tudo chato, as brigas pareciam coisa de menino. Mas ficava fascinada com o último desenho. Mostrava o cavaleiro sozinho, montado em seu cavalo, indo ao encontro do horizonte, como nos finais dos filmes de Carlitos.

Logo no início das filmagens, em 2007, Tatiana Lohmann mergulhou em uma crise. Sabia que estava entrando em um mundo rico de significados por trás dos estereótipos divulgados pela televisão. Mas… O que isso tinha a ver com ela? Assim, o documentário tornou-se autoral, a narração foi feita pela própria diretora. O filme encarregou-se de dar uma resposta à questão, como se tivesse vida própria.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Solidão e Fé (2011) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Tatiana Lohmann
Roteiro: Tatiana Lohmann
Produção Executiva: Marilia Alvarez
Produção: Claudia Alcântara
Direção de Fotografia: Tatiana Lohmann e Humberto Bassanelli Jr.
Montagem: Tatiana Lohmann
Trilha Sonora Original: Duofel
Empresa Produtora: Miração Filmes

Prêmios

:: Melhor Filme pelo Júri Popular na 14a. Mostra de Cinema de Tiradentes

Bibliografia

Internet:

http://www.solidaoefe.com.br

http://www.twitter.com/solidaoefe

http://www.youtube.com.br/solidaoefe

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Solidão e Fé (2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.