fbpx

Sônia Belluomini

Biografia

Sônia Maria Campos Belluomini, em arte conhecida como Sônia Beluomini, é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ).

Sua avó é artista clássica e um primo, compositor de renome. Começa a trabalhar no Jornal do Brasil como secretária de redação e depois programadora de computadores. Em seguida faz curso de dicção, impostação, expressão corporal e facial no Teatro de Arena do Rio de Janeiro.

Sua estreia como atriz foi no cinema, em 1967, numa produção sueca rodada no Rio, Palmeiras Negras em que atuou ao lado de Max Von Sidow e Bibi Anderson. Graças ao sucesso desse filme, tornou-se a atriz brasileira mais requisitada para filmes estrangeiros rodados no Brasil, como as produções espanholas Fu Manchu e o Beijo da Morte (1969) e Noventa e Nove Mulheres (1970) e o alemão Helga e a Família.

Atuou também na linha de shows da TV Globo. Seu primeiro filme totalmente brasileiro foi Loucuras de um Sedutor, de 1977.

Filmografia

1976 :: Noite sem Homem
1976 :: Loucuras de um Sedutor
1968 :: Fumanchu e o Beijo da Morte (Fu-Manchu y el Beso de La Muerte) (Brasil/Espanha/Alemanha/EUA)
1968 :: Palmeiras Negras (Svarta Palmkronor) (Brasil/Suécia)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.