Sônia Belluomini
Sônia Maria Campos Belluomini, em arte conhecida como Sônia Beluomini, é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ).
Sua avó é artista clássica e um primo, compositor de renome. Começa a trabalhar no Jornal do Brasil como secretária de redação e depois programadora de computadores. Em seguida faz curso de dicção, impostação, expressão corporal e facial no Teatro de Arena do Rio de Janeiro.
Sua estreia como atriz foi no cinema, em 1967, numa produção sueca rodada no Rio, Palmeiras Negras em que atuou ao lado de Max Von Sidow e Bibi Anderson. Graças ao sucesso desse filme, tornou-se a atriz brasileira mais requisitada para filmes estrangeiros rodados no Brasil, como as produções espanholas Fu Manchu e o Beijo da Morte (1969) e Noventa e Nove Mulheres (1970) e o alemão Helga e a Família.
Atuou também na linha de shows da TV Globo. Seu primeiro filme totalmente brasileiro foi Loucuras de um Sedutor, de 1977.
1976 :: Noite sem Homem
1976 :: Loucuras de um Sedutor
1968 :: Fumanchu e o Beijo da Morte (Fu-Manchu y el Beso de La Muerte) (Brasil/Espanha/Alemanha/EUA)
1968 :: Palmeiras Negras (Svarta Palmkronor) (Brasil/Suécia)
Livros:
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.