fbpx

Sônia Guedes (1932-2019)

Biografia

Sonia Oliveira Guedes de Souza, em arte conhecida como Sônia Guedes, foi uma atriz brasileira nascida em Paranapiacaba (SP) no dia 22 de novembro de 1932. Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo (USP), fez carreira na televisão, no cinema e no teatro.

Aos vinte e um anos mudou-se para Santo André (SP), onde iniciou seus estudos teatrais. Sua carreira começou na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo, onde, de 1954 a 1963, participou de várias montagens amadoras.

Sua primeira peça como profissional foi O Novo Inquilino, de Eugène Ionesco, sob a direção de Celso Nunes. Nos anos 1960, marcou sua carreira por grandes apresentações teatrais como em A Casa de Bernarda Alba (1966), de Garcia Lorca, e Medeia (1970), de Eurípides.

No teatro, também participou da peça A Última Sessão, em 2016, do dramaturgo e diretor Odilon Wagner. A montagem reuniu outros nomes consagrados e veteranos da dramaturgia nacional como Etty Fraser, Nívea Maria, Miriam Mehler, Sylvio Zilber, Yunes Chami, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo e Marlene Collé.

Em 1972, estreou no cinema em uma pequena participação no filme O Mundo de Anônimo Júnior, dirigido por Aron Feldman, que, embora tenha sido finalizado, o filme acabou sendo vetado pelo INC para lançamento comercial devido a problemas técnicos de imagem e som.

Somente em 1979 vai para a televisão, participar do seriado Malu Mulher, como a mãe da protagonista Regina Duarte. Atuou também em alguma novelas como Razão de Viver (1983), Barriga de Aluguel (1990), As Pupilas do Senhor Reitor (1995), Coração de Estudante (2002), Mulheres Apaixonadas (2003), da Globo, Amor e Intrigas (2007), etc., mas foi no teatro que ganhou inúmeros prêmios como Apetesp, Governador do Estado, Mambembe e APCA.

Em 2008 a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, pela Coleção Aplauso, lança sua biografia, Sonia Guedes: Chá das Cinco, de autoria de Adélia Nicolete.

Seu último trabalho na televisão, na novela Chiquititas (2013), em que interpretou a personagem Nina Correia.

Faleceu na madrugada do dia 04 de junho de 2019, aos 86 anos, devido a um câncer.

Sônia Guedes foi casada com Annibal Guedes, com quem teve uma filha, Kátia Guedes.

Filmografia

2011 :: Histórias que só existem quando lembradas
2007 :: Corpo
1985 :: A Hora da Estrela
1977 :: Noite em Chamas
1972 :: O Mundo de Anônimo Júnior (Não Lançado Comercialmente)

Bibliografia

Livros:

NICOLETE, Adélia. Sonia Guedes: Chá das Cinco. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

JORNAL DO BRASIL. Morre aos 86 anos a atriz Sônia Guedes, que viveu a mãe de ‘Malu Mulher’. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cultura/2019/06/1003058-morre-aos-86-anos-a-atriz-sonia-guedes–que-viveu-a-mae-de–malu-mulher.html. Acesso em: 05 de junho de 2019.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Sônia Guedes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/sonia-guedes/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.