fbpx

Suely Franco

Biografia

FOTO Suely FrancoSuely Franco Mendes, em arte conhecida como Suely Franco, é uma atriz e dubladora brasileira nascida na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no dia 16 de outubro de 1939.

Atriz precoce, subiu ao palco pela primeira aos cinco anos de idade, numa audição de piano. Aos sete, fez radioteatro infantil e aos quatorze começou a fazer teatro amador na Igreja em Olaria.

Muito bela e graciosa, no final dos anos 1950, em 1958, foi contratada pela TV Tupi como garota-propaganda. Logo depois, passou a participar do elenco de atores dos teleteatros da emissora, nos mais diversos programas da emissora, como Grande Teatro, Teatrinho Infantil, Teatro de Comédia e Câmera Um.

Sua carreira profissional começou em 1960, quando Zilka Salaberry a convidou para ingressar o Teatro dos Sete, companhia de Fernanda Montenegro e Fernando Torres. No mesmo ano, fez sua primeira novela, Gabriela, Cravo e Canela. As participações em novelas vieram em seguida e levaram a atriz a integrar elencos que marcaram a história da televisão brasileira, como O Bem Amado, A Grande Família e O Sítio do Picapau Amarelo.

Sua estreia nos palcos aconteceu na primeira montagem oficial de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1961. Em seguida, Patinho Torto, Os Fantástikos, Onde Canta o Sabiá, etc.

Em 50 anos de palco, faz vários trabalhos, em especial comédias e musicais. Nas mais de 70 peças em que atuou, foi dirigida por nomes como Bibi Ferreira, Flávio Rangel, Gianni Ratto, Sérgio Britto, Cininha de Paula, Ary Fontoura, Wolf Maya e Ítalo Rossi, entre outros.

Estreou no cinema em 1968, no filme Dois na Lona, ao lado do iniciante Renato Aragão.

Na televisão, embora grande parte da carreira de Suely tenha sido na TV Globo, a atriz passou também pela TV Tupi-SP, TV Manchete, TV-Rio, TV Record, Bandeirantes, TVE-RJ e Globo, onde, em 2006, participou do infantil O Sítio do Pica-Pau Amarelo, no papel de Dona Benta. Também tem brilhante participação, em novelas como Simplesmente Maria (1970), O Grito (1975), Baila Comigo (1981), Mulheres de Areia (1993), O Cravo e a Rosa (2000) e Os Sete Pecados (2008). Com grande habilidade para comédia, participa também de vários humorísticos como Chico City (1973), A Grande Família (2001), A Diarista (2004) e Casos e Acasos (2008). Também brilha como a Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de 2004 a 2006.

Fora da televisão, sua paixão sempre foi o teatro, brilhando em mais de 70 espetáculos, recebendo vários prêmios, como os que ganhou por suas atuações nas peças A Capital Federal, O Mágico de Oz, Somos Todas Irmãs, Outono e Inverno e O Homem Célebre. Outro trabalho teatral memorável foi no espetáculo Recordar é Viver, onde atuou ao lado de Sérgio Britto.

Em sua trajetória, Suely Franco trabalhou com grandes diretores como Fernando Torres, Fábio Sabag, Flávio Rangel, Mauro Mendonça, Bia Lessa, Bibi Ferreira, Ítalo Rossi, Aderbal Freire-Filho, Sérgio Britto e Cininha de Paula. Em 1996, estreou como diretora em Sereias da Zona Sul.

No cinema, seu talento pode ser conferido também em diversas produções, como Querido Estranho (2004) e Redentor (2004), entre outros.

Em 2005, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, por meio da Coleção Aplauso, lançou sua biografia, Suely Franco: a alegria de representar, de autoria de Alfredo Sternheim.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2020 :: D.P.A. 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo (Em Finalização)
2019 :: Música para Morrer de Amor
2017 :: DPA – Detetives do Prédio Azul – O Filme
2016 :: Era o Hotel Cambridge
2016 :: Minha Mãe é uma Peça 2
2013 :: Minha Mãe é uma peça – O Filme
2011 :: Uma Professora muito Maluquinha
2006 :: Acredite, um Espírito Baixou em Mim
2004 :: O Papagaio (CM)
2004 :: Querido Estranho
2004 :: Redentor
2003 :: Cristina Quer Casar
2000 :: Minha Vida Em Suas Mãos
1984 :: Corpo a Corpo, Todos os Sonhos do Mundo
1975 :: Motel
1970 :: Quatro contra o Mundo (Episódio O Anjo)
1968 :: Dois na Lona
:: Outono e Inverno
:: Um Homem Célebre

:: Filmografia como Dubladora ::

1999 :: Tarzan (EUA) …. Kala

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
STERNHEIN, Alfredo. Suely Franco: a alegria de representar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Suely Franco. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/suely-franco/
MONTENEGRO & RAMAN. Suely Franco. Disponível no endereço: http://www.montenegroeraman.com.br/suely-franco/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Suely Franco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.