fbpx

Sumidouro (2006)

Sinopse

Documentário que aborda a migração de duas comunidades, Porto dos Coris e Peixe Cru, situadas na região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, que serão inundadas pelo reservatório de água da Usina Hidrelétrica de Irapé. Tendo como foco o impacto social gerado com este deslocamento, o documentário resgata as relações estabelecidas com o rio e com os locais que não mais existirão, traçando um paralelo entre diferentes visões sobre esta situação, já que revoluciona a existência de 42 comunidades ribeirinhas. Para o enchimento do lago de mais 200 metros de profundidade, é preciso o deslocamento de 5.000 pessoas, que deixam para trás suas casas, cemitérios, histórias e o rio – base de seu cotidiano, sua vida comunitária e fonte de subsistência, de onde sempre saíram peixes e diamantes.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Sumidouro (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Cris Azzi
Produção: André Carreira
Roteiro: Cristiano Abud
Montagem: Armando Mendz
Direção de Fotografia: Luis Abramo
Edição de som: Lucas Miranda e Tiago de Macedo
Técnico de som: Gustavo Campos
Edição Final de Som: Joça Fragoso
Trilha Sonora: Lucas Miranda
Empresa Produtora: Camisa Listrada

Bibliografia

Internet:

CANAL CURTA! – http://canalcurta.tv.br/pt/filme/?name=sumidouro

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Sumidouro (2006)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.