fbpx

Sura Berditchevsky

Biografia

Silvia Berditchevsky, em arte conhecida como Sura Berditchevsky, é uma atriz brasileira nascida em São Paulo (SP) no dia 01 de julho de 1953. Formada em Jornalismo pela UFF (Universidade Federal Fluminense), mas logo resolveu ser atriz e matricula-se no Tablado, de Maria Clara Machado, em 1970.

Participou das peças O Beco, de Brecht, A Cantora Careca, A Serpente, Hedda Gabler, Na Sauna, Doroteia, 8 Mulheres, A Rosa Tatuada, etc.

Estreou na televisão em 1978 na novela Dancin’ Days, como Inês, e logo conquista o público, graças ao seu talento, graça e beleza. Brilhou em Marrom-Glacê (1979), como Vanessa; e Plumas e Paetês (1980), no papel de Lígia.

No cinema, seu primeiro filme foi Ajuricaba, o Rebelde da Amazônia.

Fundou sua própria companhia teatral e torna-se também produtora, diretora e escritora, sendo de sua autoria os livros Os Olhos da Cara, Um Peixe Fora d’Água e Amor de Cão. Forma o Grupo de Teatro de Rua Irmãos Flagello, com a direção de Maria Clara Machado e do coreógrafo Zdenek Hampl, tendo percorrido praças, parques e periferia do Rio, com apoio da Secretaria de Parques e Jardins de 1976 a 1979. O grupo foi precursor de uma série de outros grupos clowns que surgiram, ampliando a linguagem circense para fora das lonas.

Como diretora, autora e produtora de espetáculos teatrais comanda Um Fiasco, Um Peixe Fora d’Água, Vale a Pena, Peter Pan e Diário de um Adolescente Hipocondríaco, Como Nasce o Palhaço, Atacado & Varejo, Valsa nº 6, Cócegas, o megassucesso Cócegas, com Ingrid Guimarães e Heloísa Perissé, e Cosquinha. Faria ainda outras novelas como Selva de Pedra (1986) e Barriga de Aluguel (1990), mas a partir dos anos 1990 suas aparições vão-se escasseando, pois dá preferência a formação de novos talentos em sua produtora.

Retornou ao cinema em 2003 para participar do filme O Vestido, uma nova leitura da obra de Nelson Rodrigues.

Suas últimas intervenções na telinha foram participações especiais em Senhora do Destino (2004), como Lady Daianes Teacher, e Malhação (2006), interpretando Noêmia. Sura coordena a Companhia Teatral Sura Berditchevsky, voltada para o teatro infanto-juvenil.

Filmografia

1977 – Ajuricaba, o Rebelde da Amazônia
1978 – Coronel Delmiro Gouveia
1980 – Os Sete Gatinhos
1984 – Noites do Sertão
1984 :: O Cavalinho Azul
1985 – Estórias da Rocinha (CM)
1989 – Musika (CM)
1991 – Viagem de Volta
2003 – O Vestido
2007 – O Tablado de Maria Clara Machado (depoimento)
2010 – O Diário de Tati

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Sura Berditchevsky. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/sura-berditchevsky/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.