fbpx

Susana Vieira

Sônia Maria Vieira Gonçalves, em arte conhecida como Susana Vieira, é uma atriz brasileira nascida em São Paulo no dia 23 de agosto de 1942.

Filha de mãe diplomata e pai militar, com 2 anos mudou-se para Buenos Aires, na Argentina, onde estudou balé, só retornando com 15 anos. De volta, ingressou no corpo de baile do Teatro Municipal de São Paulo.

Em 1962, fez uma pequena participação na novela A Noite Eterna. Depois, numa das transmissões do programa Concertos Mati nais Mercedes-Benz, pela TV Tupi, foi vista por Cassiano Gabus Mendes, então diretor da emissora, que lhe deu uma oportunidade como atriz na novela A Pequena Karen, em 1966, seu primeiro sucesso.

Estreou no cinema em 1974 no filme O Forte, mas fez poucos filmes, dedicando-se quase que totalmente à televisão.

Estreou na TV Globo em 1976 no megassucesso O Anjo Mau, onde interpretou a megera Nice. Seguiram-se a Rubra Rosa, em Fera Ferida (1994); a Branca, em Por Amor (1997); a Lorena, de Mulheres Apaixonadas (2003); e Maria do Carmo, em Senhora do Destino (2004). Entre outras novelas, participou ainda dos programas como Você Decide e Sai de Baixo.

Foi casada com o diretor Régis Cardoso, com quem tem seu único filho, Rodrigo, nascido em 1965, e dois netos, Bruno e Rafael. Seu segundo marido foi Carson Gardeazabal, num relacionamento que durou quase 20 anos (1986/2005). Seu terceiro marido foi Marcelo Silva, entre 2006 e 2008, num tumultuado romance, que ganhou as páginas de revistas e jornais, culminando com a morte deste, em 2008, por overdose de cocaína. Mas esse episódio em nada atingiu a vida da grande estrela, que, com total domínio dos personagens que sempre interpreta com forte emoção e carisma.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2021 :: Amigas de Sorte (Em Finalização)
2015 :: Linda de Morrer
2015 :: Sorria, Você está sendo filmado
2012 :: Os Penetras
1984 :: Nunca fomos tão felizes
1983 :: As Aventuras de Mário Fofoca
1975 :: O Casal
1974 :: O Forte

:: Filmografia como Produtora Associada ::

2015 :: Sorria, Você está sendo filmado

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Susana Vieira. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/susana-vieira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Susana Vieira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.