fbpx

Tadao Miaqui

Biografia

Edison Tadao Miaqui, em arte mais conhecido como Tadao Miaqui, é um cineasta de animação, animador, roteirista, fotógrafo e diretor de fotografia nascido em Curitiba (PR) em 15 de junho de 1963. Cursou Engenharia Civil e Comunicação Visual na UFPR em 1987 sem concluir ambas.

Em 1983, faz experiências com bitola super-8 no Clube de Cinema do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Já muito interessado pelo cinema de animação, em 1986, cursa desenho animado com Jaime Brustolinn, em 1987 realiza estágio no Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e em 1988 trabalha como animador na Otto Desenhos Animados em Porto Alegre, onde cofotografa o curta de animação Reino Azul (1989). Em 1986, faz seu primeiro filme como animador, o curta Brasileiros, que recebe o Prêmio do Concine.

Como realizador, seu primeiro filme é Projeto Pulex, em direção, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre e Otto Desenhos Animados, com premiações em vários festivais como Brasília, Gramado, Maranhão, etc.

A partir de então, torna-se um dos maiores animadores do País, com trabalhos reconhecidos internacionalmente, inclusive participando da série de TV Aladdin da Walt Disney Productions, trechos do Programa Muvuca da Regina Casé, além de ter animado mais de 500 comerciais publicitários.

Possui diversas obras em cinema e vídeo, com seleções e prêmios nacionais e internacionais.

É Professor ministrante de cursos e oficinas de animação em universidades e centros culturais, Ilustrador, caricaturista e desenhista de HQ em jornais e revistas. Sócioproprietário da Produtora Frankenstoon desde 1997 juntamente com Dalva Paulista, produtora.

Filmografia

1989- Reino Azul (CM) (fot.) (cofot. José Maia, Geraldo Leonetti, Eliar Guazzelli, Otto Guerra e Roberto Leal)
1991-Projeto Pulex (CM) (dir., fot.) (cofot. Janice Calvete, Kyoko Yamashita e Norton Simões)
1991-Txau (CM) (dir., fot.) (codir. Eloar Guazelli Filho e cofot. Rossana Prado)
1992-Novela (CM) (cofot. Otto Guerra, Adalgiza Luz e Daniel Uriat)
1994-Cá Entre Nós (CM)
2001-O Tamanho Não Cai Bem (dir., fot.)
2004-Quando Jorge Foi a Guerra (CM) (dir., fot.)
2006-Brichos (dir.) (codir Paulo Munhoz)
2008- Em 1972 (CM) (dir.)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.