fbpx

Tainá Menezes, edt

Tainá Carvalho Ottoni de Menezes, em arte conhecida como Tainá Menezes, é uma cineasta, montadora e produtora brasileira nascida no dia 23 de janeiro de 1979. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Université PARIS 8, na França, possui especialização em Montagem Cinematográfica na EICTV, em Cuba, e em Cinema Documentário pela ENS Louis Lumière, na França. Em 2018, obteve o título de Mestre em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Trabalha profissionalmente como editora de cinema e televisão no Brasil desde 2009. Editou diversos programas para a televisão de diferentes gêneros e linguagens, entre eles, séries documentais: Amores Livres (2015), Compulsão (2016) e Família é Família, dirigidas por João Jardim (GNT); Viver para Contar (Discovery Channel); Amores Cubanos, dirigida por Alice de Andrade, Apartamento 302 e Apartamento 502 (Canal Brasil). Para o GNT, editou ainda a série dramatúrgica Os Homens São de Marte e é para Lá que Eu Vou e os programas de culinária Tempero de Família e Perto do Fogo (2017); além de programas de culinária como Tempero de Família e Perto do Fogo. Para a TV Brasil, editou o documentário Antonio Meneses e o Violoncelo, dirigida por Pedro Antônio e Paulo Thiago.

Para o cinema, montou diversos longas, médias e curtas-metragens, como os documentários Memória Cubana, de Alice de Andrade (no qual ganhou o prêmio de Melhor Edição no Festival Santiago Alvarez); e Brasil vs Brasil (2015), de Marcos Prado. Na ficção, montou o longa Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida, de Matheus Souza (2013).

Dentre os curtas-metragens que já montou, destacam-se Model Town, de Laimir Fano, merecedor do Prêmio ENEAC (Cuba) de Melhor montagem e Yo Dual, de Alana Simões, que venceu o prêmio de Melhor Curta no Festival Fidé (Paris). Montou também o média-metragem argentino Nina, de Sofia Vaccaro, vencedor do Prêmio Especial do XI Festival Internacional DERHUMALC Cine de Direitos Humanos e a Menção Especial do XXIV Festival de Cine Latinoamericano Trieste.

Como diretora, realizou o filme Insondable, eleito pela Cinemateca Francesa Henri Langlois e pela ENS Louis Lumière o melhor curta-metragem de 2009. Já em 2015, lançou o realizou Circo Voador – A Nave (2015), documentário de longa-metragem no qual assinou, além da montagem, as funções de direção e produção. O filme foi selecionado para diversos festivais, incluindo o Festival Internacional de Guadalajara, InEdit, Mimo, CineCT (UFRJ) e Azgo (Moçambique).

Como editora, o ano de 2019 foi muito importante para mostrar seu talento na telinha da televisão, pois editou diversos episódios das séries Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou e Chegadas e Partidas, ambas produções exibidas na tv paga.

Co-autora da publicação Noticiero Icaic Latinoamericano (Sorbonne-INATHÈQUE), é professora titular de Montagem Cinematográfica na ABC Cursos de Cinema.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2015 :: Circo Voador – A Nave
2009 :: Insondable (CM)

:: Filmografia como Montadora ::

2015 :: Circo Voador – A Nave
2015 :: Brasil vs Brasil, de Marcos Prado
2013 :: Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida
2012 :: Virando Bicho
2010 :: Memória Cubana
2010 :: NiNa
2009 :: rh AB- (CM)
2008 :: Yo Dual (CM)
2007 :: Model Town (CM)

:: Filmografia como Produtora ::

2015 :: Circo Voador – A Nave

Publicações

MENEZES, Tainá. Diálogos sobre o cinema de Santiago Álvarez. Entrevista a Jerónimo Labrada en San Antonio de los Baños, Cuba, 2018. DOC On-line, n. 2019SI, 2019. DOI: 10.25768/FAL.doc.si2019.en03

Bibliografia

Internet:

ANCINE. Disponível no endereço: http://sif.ancine.gov.br/projetosaudiovisuais/ConsultaProjetosAudiovisuais.do;jsessionid=D637351D6AEC5693A7C3C96AC5C15F2F?method=detalharProjeto&numSalic=120073
EDT. Tainá Menezes. Disponível no endereço: https://www.edt.org.br/associados/taina-menezes/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tainá Menezes. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/taina-menezes/
IMDB. Tainá Menezes. Disponível no endereço: https://www.imdb.com/name/nm2679279/
TAINÁ MENEZES – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: https://www.tainamenezes.com/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Tainá Menezes, edt

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.