fbpx

Tais Araújo

Biografia

FOTO Tais Araujo 02Taís Bianca Gama de Araújo Ramos, em arte conhecida como Taís Araújo, é uma atriz, modelo e apresentadora brasileira de cinema e televisão nascida na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no dia 25 de novembro de 1978. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Taís Araújo nasceu de parto prematuro, aos sete meses de gestação. Descendente de africanos, austríacos e portugueses, é filha do economista Ademir de Araújo e da pedagoga Mercedes de Araújo, Taís Araújo é a segunda filha do casal, tendo como irmã Cláudia Araújo, formada em medicina e sete anos mais velha que Taís ela também e prima do ator Marcello Melo. Durante sua infância, viveu com a família no bairro carioca do Méier, até seus oito anos de idade, estudou em escolas privadas. Em grande parte de sua adolescência e juventude, Taís Araújo viveu na Barra da Tijuca.

Iniciou suas atividades profissionais no teatro aos onze anos de idade, começando no teatro amador juntamente com amigos do condomínio onde residia na época. Durante sua adolescência, participou ativamente de duas companhias teatrais, sendo a primeira o Grupo Procênio e a segunda companhia teatral o grupo Os Bananas.

Sua primeira personagem em telenovelas foi na trama Tocaia Grande, em 1995. Tomou conhecimento, através de Kátia D’Ângelo, que a já extinta Rede Manchete de Televisão estava formando o elenco da novela Tocaia Grande. Ela foi uma das atrizes iniciantes que participou da seleção de atores para a telenovela, realizando um teste de dramaturgia. A atuação dela perante o teste foi elogiada por Rosamaria Murtinho, também atriz, e a notícia de sua aprovação foi dada por Régis Cardoso, diretor da telenovela. Alguns dias após sua aprovação, Walter Avancini substituiu Régis Cardoso na direção de Tocaia Grande. Alguns meses depois, Avancini tornou-se responsável por dirigir a telenovela Xica da Silva, de autoria de Walcyr Carrasco, que até então permanecia sem uma atriz para atuar como protagonista. Foi escolhida por Walter Avancini para interpretar a protagonista da telenovela, tendo recebido o convite através de um telefonema do próprio diretor.

Por esse trabalho, realizado quando tinha apenas dezessete anos, tornou-se conhecida internacionalmente e foi eleita um dos 50 rostos mais lindos do mundo pela revista People em espanhol. Seu belo rosto e talento logo lhe dão notoriedade nacional.

Com o fim da novela, transferiu-se para a TV Globo e estreou em O Anjo Mau (1997), como Vivian, remake do sucesso de 1975 estrelado por Suzana Vieira.

Estreou no cinema em 1998 no filme Caminho dos Sonhos (Um Sonho no Caroço do Abacate). Em 2003, ganhou o papel feminino principal em Garrincha – Estrela Solitária, como Elza Soares, numa perfeita caracterização.

Na televisão, seguem-se atuações nas novelas Meu Bem Querer (1998), como Edivânia; Porto dos Milagres (2001), como Selminha; Quinto dos Infernos (2002), como Dandara.

Sete anos depois de Xica da Silva, protagonizou outra novela, interpretando a personagem Preta, na telenovela Da Cor do Pecado da Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou Ellen, vilã cômica e uma das personagens principais na novela Cobras & Lagartos. Em 2009, recebeu sua primeira protagonista em horário nobre da Globo, uma das Helenas de Manoel Carlos na novela Viver a Vida. Viveu Maria da Penha, a quarta protagonista de sua carreira, na novela das sete, Cheias de Charme, da Rede Globo. Seu último trabalho na televisão foi a quinta protagonista de sua carreira, a jornalista Verônica Monteiro de Geração Brasil, onde fez parte do trio de protagonistas da trama, ao lado de Cláudia Abreu e Murilo Benício.

No teatro, brilhou em montagens como Orfeu da Conceição (1997), Personalíssima (2003), Liberdade para as Borboletas (2005), Solidores (2007) e O Método Gronholm (2007).

Com beleza e talento natural, já uma grande estrela brasileira, teve um tumultuado romance com o cantor Netinho, entre 1997/2000, depois ficou três anos com o lutador de jiu-jítsu Márcio Feitosa. Desde 2005 está casada com o ator Lázaro Ramos.

No dia 18 de junho de 2011 deu a luz ao seu primeiro filho João Vicente de Araújo Ramos fruto do seu casamento com o ator Lázaro Ramos. No dia 07 de agosto de 2014, anunciou estar grávida de uma menina, fazendo com que a trama de sua personagem em Geração Brasil, fosse alterada.

Filmografia

2020 :: Medida Provisória – O Filme (Aguardando Lançamento)
2016 :: O Roubo da Taça
2014 :: Pixinguinha – Um Homem Carinhoso …. Esposa de Pixinguinha
2010 :: Xica da Silva …. Xica da Silva
2009 :: À deriva
2008 :: A Guerra dos Rocha …. Carol
2006 :: O Maior Amor do Mundo …. Luciana
2006 :: Atabaque Nzinga …. Nzinga
2005 :: Na Boca do Sapo (CM)
2005 :: As Filhas do Vento …. Cida
2003 :: Garrincha – Estrela Solitária …. Elza Soares
1998 :: Drama Urbano
1998 :: Caminho dos Sonhos (Um Sonho no Caroço do Abacate) …. Ana Cavalcante

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tais Araújo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tais-araujo/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Tais Araújo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.