fbpx

Tapa na Pantera (2006)

Filme

Sinopse

Curta-metragem brasileiro de ficção, que conta a história de uma senhora usuária de maconha há trinta anos e que fala sobre suas experiências com a droga.

Conhecida como a diva do underground, caiu na graça do grande público através de um fenômeno moderno: o YouTube. O sucesso do curta Tapa na pantera, em 2006, que teve mais de 5 milhões de visualizações na plataforma digital de videos, transformou Maria Alice Vergueiro numa celebridade nacional.

Alvo de matérias nos principais jornais e revistas do país – entre eles O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Veja, Carta Capital e Istoé, Maria Alice conjuminou seu underground ao Youtube: afinal, muita gente queria saber quem era aquela avozinha sorridente que, na obra de ficção, afirmava fumar maconha durante 30 anos e não estar viciada. Dentre as diversas entrevistas que deu, comentou que a imprensa não sabia abordar ao certo o tema e o sucesso do curta.

O filme Tapa na Pantera, dirigido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, foi selecionado para a programação do Festival de Cinema de Gramado, onde ganhou o prêmio de Melhor Filme Curta-Metragem.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Tapa na Pantera (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes
Roteiro: Maria Alice Vergueiro
Fotografia: Mariana Bastos
Som: Mariana Bastos
Edição de som: Mariana Bastos
Empresa Produtora: Ioiô Filmes

Bibliografia

Livros:

VERGUEIRO, Maria Alice. Tapa na Pantera na Íntegra: uma autobiografia não autorizada. São Paulo: Editora Ficções, 2008.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tapa na Pantera. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tapa-na-pantera/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.