fbpx

Tereza Trautman

Tereza Trautman é uma cineasta brasileira nascida na cidade de São Paulo (SP) no ano de 1951.

Ainda muito jovem, Tereza interessou-se por cinema a partir do contato com a Reunião de Produtores Independentes, de João Batista de Andrade, Luís Sérgio Person, João Silvério Trevisan e Carlos Reichenbach. Em 1968 abandonou a pretensão de estudar Medicina e fez curso de interpretação e direção com Eugênio Kusnet. Em parceria com o cineasta José Marreco, realizou um longa de episódios de baixíssimo orçamento, Fantasticon: os Deuses do Sexo.

No início dos anos 80 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se associou a Alberto Salvá na produtora Thor Filmes. Seu primeiro longa solo, Os Homens que Eu Tive, seria interpretado por Leila Diniz, que morreu em acidente de aviação pouco antes das filmagens e foi substituída por Darlene Glória. O clima de liberdade sexual dos personagens do filme fez com que ele fosse censurado por vários anos.

Foi assistente de direção e co-roteirista de vários filmes de Salvá, como Revólveres não Cospem Flores (1972) e Ana, a Libertina (1974). Seu curta O Caso Ruschi (1977) foi premiado no Festival de Brasília. Foi também co-roteirista de Os Saltimbancos Trapalhões (1981).

Em 1987, voltou à direção de longa-metragem, com o drama Sonhos de menina-moça, que mostra conflitos familiares de três gerações de mulheres em um casarão carioca.

Desde os anos 90 dedica-se à produtora Conceito A em Audiovisual, e à criação da emissora de TV por assinatura Cine Brasil TV.

Filmografia

1987 :: Sonhos de menina-moça
1977 :: O Caso Ruschi (CM)
1975 :: Dois é Bom, Quatro é Melhor (Episódio de As Deliciosas Traições do Amor)
1973 :: Os Homens que Eu Tive
1970 :: A Curtição (episódio de Fantasticon: os Deuses do Sexo)

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2021 :: O Cinema das Mulheres

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tereza Trautman. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tereza-trautman/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Tereza Trautman

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.