fbpx

Terra de Deus (2006)

Sinopse

Saga de um caboclo do interior de Goiás que tem de fazer uma plantação de arroz. Será punido se não terminar na data combinada com o fazendeiro, mas ele não tem uma enxada.

A obra conta à história de Piano, que precisa de uma enxada emprestada para fazer o plantio do arroz nas terras do Coronel Elpídio, para quem ele irá trabalhar até saldar uma dívida. Ele vive com sua mulher Olaia, que tem muita dificuldade para andar com o seu filho Ninho, que passa os dias perdido num mundo de sonhos. Eles foram obrigados a mudar para as terras do Açude do Coronel, uma região semi-abandonada, quase uma terra devoluta, que na opinião do Coronel Elpídio, é boa de plantar. A sina de Piano, daí pra frente é só tentar, inventar, pedir, implorar a todos por uma enxada. Mas, parece até estar escrito que ele não vai conseguir. Não adiantam as rezas de Olaia, a obstinação de Piano, os sonhos do filho Ninho, a boa vontade do padre… Entretanto, a esperança e a determinação de Piano continuam fortes e inesgotáveis. Apesar de todos os obstáculos, ele tenta, e fez plano, enquanto Donana (esposa do Coronel) roga aos céus com seus devotos de Santa Luzia.

Tendo como diretor Iberê Cavalcanti, o filme foi inspirado no conto A Enxada, de Bernardo Elis. A produção traz no elenco Lucélia Santos, Stepan Nercessian, Marcelo Moraes, Marcos Fayad, Marcela Moura, Rinaldo Genes e Murilo Grossi.

Além dos prêmios de Melhor Trilha Sonora, Ator Revelação e Ator Coadjuvante (ambos para Rinaldo Genes), o longa levou Melhor Filme no 20º Festival de Cinema de Natal, no Rio Grande do Norte.

Elenco

Stepan Nercessian
Lucélia Santos
Marcelo Moraes
Marcela Moura
Rinaldo Genes
Murilo Grossi
Marcos Fayad

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Terra de Deus que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Iberê Cavalcanti
Produção: Pery de Canti
Cenografia: Tião Fonseca e Shell Junior

Prêmios

:: Melhor Filme no Festival de Cinema de Maringá (Paraná).
:: Melhor Diretor no Festival de Cinema de Maringá (Paraná).
:: Melhor Ator no Festival de Cinema de Maringá (Paraná).
:: Melhor Atriz no Festival de Cinema de Maringá (Paraná).
:: Melhor Filme no Festival de Cinema de Natal (RN).
:: Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema de Natal (RN).
:: Melhor Música no Festival de Cinema de Natal (RN).

Bibliografia

Internet:

http://intercult.art.br/terradedeus/index.htm. Acesso em: 16 de nov. de 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.