fbpx

Tetê Moraes

FOTO Tete MoraesTetê Moraes é uma cineasta e documentarista brasileira nascida no Rio de Janeiro (GB) em 1943. Formou-se em Direito pela UFRJ em 1966.

Entre 1967 e 1970, trabalhou na imprensa carioca e no Ministério das Relações Exteriores, até a promulgação do AI-5. Presa e exilada, viveu no Chile, nos Estados Unidos, na França e em Portugal, sempre trabalhando como jornalista, professora ou pesquisadora. Em 1979, voltou ao Brasil e ao jornalismo.

Diretora especialmente conhecida pelos documentários Terra para Rose (1987), melhor filme nos festivais de Brasília e de Havana, e O Sonho de Rose – 10 Anos Depois (2000), premiado em Havana e escolhido pelo público como melhor documentário do Festival do Rio.

Estreou no cinema em 1981, com o curta-metragem Quando a rua vira casa e, em seguida, filmou em Portugal Aulas e azeitonas. Produziu e codirigiu vários documentários sobre o Brasil para a BBC de Londres e para outras televisões europeias. Em 1992, fez o vídeo documental O ar nosso de cada dia. Em 1994, coproduziu com o Canal Plus, da França, Pai de gigantes.

Em 2005, lançou no Festival do Rio o documentário O sol – Caminhando contra o vento, codirigido por Martha Alencar, sobre o nascimento do jornal-escola de resistência à ditadura militar na década de 1960 no Brasil.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tetê Moraes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tete-moraes/
FILMEB. Tetê Moraes. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/node/337296

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Tetê Moraes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.